A influência de John Dewey no ensino e formação do professorado de inglês na Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p279

Palavras-chave:

John Dewey, Abordagem comunicativa, Inglês como língua estrangeira, Formação docente

Resumo

Neste breve trabalho serão identificadas as características da filosofia pedagógica deweyana em relação ao papel da experiência na aprendizagem, à construção social da linguagem e à importância da experimentação nos processos de aprendizagem para uma educação emancipatória e participativa. Na Argentina as contribuições do filósofo estadunidense incidiram de maneira tendenciosa e fragmentada, no entanto, as instituições educativas próximas ao setor privado resultaram permeáveis à filosofia pragmática-experimental. Tais instituições privadas e colégios bilíngues têm marcado tendência no ensino de inglês como língua estrangeira ao aplicar a abordagem comunicativa, a qual harmoniza princípios do construtivismo social, propostos por Jerome Bruner, e da linguística sistêmico-funcional (SFL), difundida por M.A.K. Halliday; e ao promover competências sócio-pragmáticas para a interação multicultural. Como parte da atualização dos desenhos curriculares em 1994-1995, 2007 e 2018, foi adotada a abordagem comunicativa como metodologia não só no ensino de inglês como língua estrangeira, mas também no desenho curricular da formação inicial de professores na província de Buenos Aires, em 1999 e 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gabriela Andrea Llaneza, Universidade Nacional do Centro, Argentina

Mestranda em Educação com ênfase em Ciências Sociais na Universidade Nacional do Centro, Argentina. Professora de Inglês em diferentes níveis e âmbitos na Argentina e Espanha.

Marisa Zelaya, Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA) e Universidade Nacional de Rosário

Doutora em Ciências da Educação pela Universidade Nacional de Córdoba (Argentina). Professora  na Universidade Nacional do Centro da Província de Buenos Aires (UNCPBA) e Universidade Nacional de Rosário.

Referências

ARNOLD, J.; FONSECA, M. C. Multiple intelligence theory and foreign language learning: a brain-based perspective. International Journal of English Studies, Murcia, v. 4, p. 119- 136. 2004. Disponible:
https://digitum.um.es/jspui/bitstream/10201/2172/1/919582.pdf Acceso en: 4 abr. 2020.

BACHMAN, L. Fundamental considerations in language testing. Oxford: Oxford University Press, 1990.

BUENOS AIRES. Dirección General de Cultura y Educación. Dirección Provincial de Educación Superior. Profesorado de inglés. La Plata: Dirección General de Cultura y Educación, 2017. Disponible en: https://isfd52-bue.infd.edu.ar/sitio/nuevo-disenocurricular-profesorado-de-ingles-2018/upload/anexo_disen_o_ingles.pdf Acceso en: 4
abr. 2020.

BROWN, D. Principles of language learning and teaching. 5th ed. New York: Pearson ESL, 2006.

BRUNER, J. The process of education. Cambridge: Harvard University Press, 1972.

CANAGARAJAH, S. Lingua franca English, multicultural communities and language acquisition. The Modern Language Journal, Madison, v. 91, p. 923-939, 2007.

CANALE, M.; SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics, Oxford, v. 1, n. 1, p. 1–47, 1980. Disponible: https://es.scribd.com/doc/239755533/Canale-Swain-1980 TheoreticalBases-of-Communicative-Approaches-of-Second-Language-Teaching-and-Testing Acceso en: 4 abr. 2020.

CARUSO, M.; DUSSEL, I. Dewey en Argentina (1916–1946): tradición, intención y situación en la producción de una lectura selectiva. Encuentros sobre Educación, [Washington], v. 10, p. 23-41, 2009.

CELCE-MURCIA, M. Language teaching approaches: an overview. En: CELCE-MURCIA, M. Teaching english as a second or foreign language. 3rd. ed. United States: Heinle & Heinle, 2001. p. 3-11

CONSEJO FEDERAL DE CULTURA Y EDUCACIÓN. Acuerdo marco para la Enseñanza de Lenguas. 7 mayo 1998. Disponible en: http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL000478.pdf Acceso en: 4 abr. 2020. Dewey, J. Democracy and Education, 2016. Retrieved on April 2020, from: https://www.gutenberg.org/files/852/852-h/852-h-htm

DEWEY, J. The school and society. Chicago: The University of Chicago Press, 1956.

DEWEY, J. Democracy and education. New York: The Free Press, 1966.

DEWEY, J. My pedagogic creed. In: Journal of the National Education Association, Vol. 18, Nro 9, pp. 291-295. Dec. 1929

DEWEY, E. Schools of tomorrow. New York: E.P. Dutton & Company, 2015. E-book.

EGGINS, S. Introduction to systemic functional linguistics. 2nd ed. New York: Bloomsbury Publishing, 2005.

GARRISON, J.; NEWBERT, S.; REICH, K. John Dewey’s philosophy of education: an introduction and recontextualization for our times. New York: Pelgrave-Macmillan, 2012.

HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.

HINKEL, E. Building awareness and practical skills to facilitate cross cultural communication. En: CELCE-MURCIA, M. Teaching english as a second or foreign language. 3rd ed. United States: Heinle & Heinle, 2001. p. 243-258

HYMES, D. Competence and performance in linguistic theory: acquisition of languages: models and methods. New York: Academic Press, 1971.

JENKINS, J. World englishes: a resource book for students. 3rd ed. Abingdon: Routledge, 2015.

MURRAY, E.; CHRISTISON, M. A. What english language teachers need to know. New York: Routledge, 2011. Oxford, R. Language learning strategies: what every teacher should know. Boston: Heinle-ELT, 1990.

SAVIGNON, S. Communicative langauge teaching for the twenty-first century. En: CELCE-MURCIA, M. Teaching english as a second or foreign language. 3rd ed. United States: Heinle & Heinle, 2001. p. 13-28

TOCQUEVILLE, A. Individualism stronger at the close of a democratic revolution than at other periods. En: TOCQUEVILLE, A. Democracy in America. [S. l.: s. n.], 1840. Book 2. Disponible en: https://marxists.architexturez.net/reference/archive/detocqueville/democracyamerica/ch27.htm Acceso en: 4 abr. 2020.

Downloads

Publicado

28-12-2020

Como Citar

LLANEZA, Gabriela Andrea; ZELAYA, Marisa. A influência de John Dewey no ensino e formação do professorado de inglês na Argentina. Educação em Análise, Londrina, v. 5, n. 2, p. 279–301, 2020. DOI: 10.5433/1984-7939.2020v5n2p279. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/41108. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.