A influência de John Dewey no ensino e formação do professorado de inglês na Argentina
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2020v5n2p279Palavras-chave:
John Dewey, Abordagem comunicativa, Inglês como língua estrangeira, Formação docenteResumo
Neste breve trabalho serão identificadas as características da filosofia pedagógica deweyana em relação ao papel da experiência na aprendizagem, à construção social da linguagem e à importância da experimentação nos processos de aprendizagem para uma educação emancipatória e participativa. Na Argentina as contribuições do filósofo estadunidense incidiram de maneira tendenciosa e fragmentada, no entanto, as instituições educativas próximas ao setor privado resultaram permeáveis à filosofia pragmática-experimental. Tais instituições privadas e colégios bilíngues têm marcado tendência no ensino de inglês como língua estrangeira ao aplicar a abordagem comunicativa, a qual harmoniza princípios do construtivismo social, propostos por Jerome Bruner, e da linguística sistêmico-funcional (SFL), difundida por M.A.K. Halliday; e ao promover competências sócio-pragmáticas para a interação multicultural. Como parte da atualização dos desenhos curriculares em 1994-1995, 2007 e 2018, foi adotada a abordagem comunicativa como metodologia não só no ensino de inglês como língua estrangeira, mas também no desenho curricular da formação inicial de professores na província de Buenos Aires, em 1999 e 2017.Downloads
Referências
https://digitum.um.es/jspui/bitstream/10201/2172/1/919582.pdf Acceso en: 4 abr. 2020.
BACHMAN, L. Fundamental considerations in language testing. Oxford: Oxford University Press, 1990.
BUENOS AIRES. Dirección General de Cultura y Educación. Dirección Provincial de Educación Superior. Profesorado de inglés. La Plata: Dirección General de Cultura y Educación, 2017. Disponible en: https://isfd52-bue.infd.edu.ar/sitio/nuevo-disenocurricular-profesorado-de-ingles-2018/upload/anexo_disen_o_ingles.pdf Acceso en: 4
abr. 2020.
BROWN, D. Principles of language learning and teaching. 5th ed. New York: Pearson ESL, 2006.
BRUNER, J. The process of education. Cambridge: Harvard University Press, 1972.
CANAGARAJAH, S. Lingua franca English, multicultural communities and language acquisition. The Modern Language Journal, Madison, v. 91, p. 923-939, 2007.
CANALE, M.; SWAIN, M. Theoretical bases of communicative approaches to second language teaching and testing. Applied Linguistics, Oxford, v. 1, n. 1, p. 1–47, 1980. Disponible: https://es.scribd.com/doc/239755533/Canale-Swain-1980 TheoreticalBases-of-Communicative-Approaches-of-Second-Language-Teaching-and-Testing Acceso en: 4 abr. 2020.
CARUSO, M.; DUSSEL, I. Dewey en Argentina (1916–1946): tradición, intención y situación en la producción de una lectura selectiva. Encuentros sobre Educación, [Washington], v. 10, p. 23-41, 2009.
CELCE-MURCIA, M. Language teaching approaches: an overview. En: CELCE-MURCIA, M. Teaching english as a second or foreign language. 3rd. ed. United States: Heinle & Heinle, 2001. p. 3-11
CONSEJO FEDERAL DE CULTURA Y EDUCACIÓN. Acuerdo marco para la Enseñanza de Lenguas. 7 mayo 1998. Disponible en: http://www.bnm.me.gov.ar/giga1/documentos/EL000478.pdf Acceso en: 4 abr. 2020. Dewey, J. Democracy and Education, 2016. Retrieved on April 2020, from: https://www.gutenberg.org/files/852/852-h/852-h-htm
DEWEY, J. The school and society. Chicago: The University of Chicago Press, 1956.
DEWEY, J. Democracy and education. New York: The Free Press, 1966.
DEWEY, J. My pedagogic creed. In: Journal of the National Education Association, Vol. 18, Nro 9, pp. 291-295. Dec. 1929
DEWEY, E. Schools of tomorrow. New York: E.P. Dutton & Company, 2015. E-book.
EGGINS, S. Introduction to systemic functional linguistics. 2nd ed. New York: Bloomsbury Publishing, 2005.
GARRISON, J.; NEWBERT, S.; REICH, K. John Dewey’s philosophy of education: an introduction and recontextualization for our times. New York: Pelgrave-Macmillan, 2012.
HALLIDAY, M. A. K. Language as social semiotic: the social interpretation of language and meaning. London: Edward Arnold, 1978.
HINKEL, E. Building awareness and practical skills to facilitate cross cultural communication. En: CELCE-MURCIA, M. Teaching english as a second or foreign language. 3rd ed. United States: Heinle & Heinle, 2001. p. 243-258
HYMES, D. Competence and performance in linguistic theory: acquisition of languages: models and methods. New York: Academic Press, 1971.
JENKINS, J. World englishes: a resource book for students. 3rd ed. Abingdon: Routledge, 2015.
MURRAY, E.; CHRISTISON, M. A. What english language teachers need to know. New York: Routledge, 2011. Oxford, R. Language learning strategies: what every teacher should know. Boston: Heinle-ELT, 1990.
SAVIGNON, S. Communicative langauge teaching for the twenty-first century. En: CELCE-MURCIA, M. Teaching english as a second or foreign language. 3rd ed. United States: Heinle & Heinle, 2001. p. 13-28
TOCQUEVILLE, A. Individualism stronger at the close of a democratic revolution than at other periods. En: TOCQUEVILLE, A. Democracy in America. [S. l.: s. n.], 1840. Book 2. Disponible en: https://marxists.architexturez.net/reference/archive/detocqueville/democracyamerica/ch27.htm Acceso en: 4 abr. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.