Educação literária na escola: a importância da escolha do livro e das atividades para a sua exploração na sala de aula
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p113Palavras-chave:
Educação literária, Leitura, Literatura infantil, EscolaResumo
Neste artigo debate-se a questão da educação literária e apresenta-se a implementação de uma proposta didática, para a exploração na sala de aula, de um livro de literatura para a infância, num entendimento de que a educação literária pressupõe a aprendizagem das convenções do texto literário e a promoção de uma relação de prazer entre o texto literário e a criança. Esta proposta didática foi implementada no trabalho de campo desenvolvido, como um processo de iniciação à dimensão investigativa da prática profissional, numa turma de 2.º ano. Os objetivos da proposta didática eram desenvolver nas crianças o gosto pelo livro de literatura para a infância e pela leitura; estimular a imaginação, a criatividade, a capacidade de reflexão e o espírito crítico das crianças; promover uma relação de afeto, de prazer entre as crianças e o livro literário. Para a recolha dos dados foram utilizadas a observação participante e as notas de campo. A exploração da obra, a adesão das crianças à obra e a esta exploração, o seu envolvimento emocional, patente nas suas respostas, permitiu-nos concluir que a educação literária, na infância e na escola, pode ser uma realidade.Downloads
Referências
AZEVEDO, F.; BALÇA, A. Educação literária e formação de leitores. In: AZEVEDO, F.; BALÇA, A. (Org.). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor, 2016.
BALÇA, A.; AZEVEDO, F. Pensar a cidadania hoje através da educação literária. In: AZEVEDO, F.; BALÇA, A. (Org.). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor, 2016. p. 121-132.
BALÇA, A.; AZEVEDO, F. Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 131-153, maio/ago. 2017.
BALÇA, A.; COSTA, P. Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 201-220, jan./jun. 2017.
BALÇA, A.; PIRES, M. N. O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 21, n. 22, p. 93-105, jan./abr. 2012.
BALLESTEROS, X.; OLMOS, R. Tio Lobo. Matosinhos: Kalandraka, 2010.
BENTO, I.; BALÇA, A. Educação literária: um estudo no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, v. 26, n. 52, p. 81-100, jan./jun. 2016.
BUESCU, H. C.; MORAIS, J.; ROCHA, M. R.; MAGALHÃES, V. F. Programa e metas curriculares de português do ensino básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2015.
CHARRÉU, L. Arte visual contemporânea, ilustração e literatura para a infância: fazendo conexões entre mundos criativos. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Santa Maria, n. 9, p. 1-20, set./mar. 2012.
COSTA, P. Algumas notas sobre o discurso oficial para o Português: as Metas Curriculares e a educação literária. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 17-33, set./dez. 2015.
JUNÇA, M. Educação literária e contadores de histórias: um testemunho na primeira pessoa. In: AZEVEDO, F.; BALÇA, A. (Org.). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor, 2016. p. 113-120.
MENDOZA, A. La educación literaria: bases para la formación de la competencia lectoliteraria. Málaga: Ediciones Aljibe, 2004.
ROIG-RECHOU, B. A. Educación literaria e histórias literarias. In: CORRAL, E. (Coord.). A mi dizen quantos amigos ey. Homenaxe ao professor Xosé Luís Couceiro. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, 2009.
SANTOS, T. C. A ilustração do livro de literatura infantil: leitores na infância. Marília: UNESP, s/d.
VIANA, F. L.; RIBEIRO, I. S.; FERNANDES, I.; FERREIRA, A.; LEITÃO, C.; GOMES, S.; PEREIRA, L. O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica. Coimbra: Edições Almedina, 2010.
YOPP, H.; YOPP, R. Literature-based reading activities. 4. ed. Boston: Pearson, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.