Educação literária na escola: a importância da escolha do livro e das atividades para a sua exploração na sala de aula

Autores

  • Cláudia Pereira Universidad de Évora (UE)
  • Angela Balça Universidad de Évora (UE)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-7939.2018v3n1p113

Palavras-chave:

Educação literária, Leitura, Literatura infantil, Escola

Resumo

Neste artigo debate-se a questão da educação literária e apresenta-se a implementação de uma proposta didática, para a exploração na sala de aula, de um livro de literatura para a infância, num entendimento de que a educação literária pressupõe a aprendizagem das convenções do texto literário e a promoção de uma relação de prazer entre o texto literário e a criança. Esta proposta didática foi implementada no trabalho de campo desenvolvido, como um processo de iniciação à dimensão investigativa da prática profissional, numa turma de 2.º ano. Os objetivos da proposta didática eram desenvolver nas crianças o gosto pelo livro de literatura para a infância e pela leitura; estimular a imaginação, a criatividade, a capacidade de reflexão e o espírito crítico das crianças; promover uma relação de afeto, de prazer entre as crianças e o livro literário. Para a recolha dos dados foram utilizadas a observação participante e as notas de campo. A exploração da obra, a adesão das crianças à obra e a esta exploração, o seu envolvimento emocional, patente nas suas respostas, permitiu-nos concluir que a educação literária, na infância e na escola, pode ser uma realidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cláudia Pereira, Universidad de Évora (UE)

Mestre em Educação Pré-escolar e Educação do 1º Ciclo do Ensino Básico na Universidade de Évora

Angela Balça, Universidad de Évora (UE)

Professora do Departamento de Pedagogia e Educação da Universidade de Évora

Referências

ARAÚJO, L.; COSTA, P.; FOLGADO, C. Avaliação da leitura: PIRLS 2011. In: AZEVEDO, F.; BALÇA, A. (Org.). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor, 2016. p. 15-30.

AZEVEDO, F.; BALÇA, A. Educação literária e formação de leitores. In: AZEVEDO, F.; BALÇA, A. (Org.). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor, 2016.

BALÇA, A.; AZEVEDO, F. Pensar a cidadania hoje através da educação literária. In: AZEVEDO, F.; BALÇA, A. (Org.). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor, 2016. p. 121-132.

BALÇA, A.; AZEVEDO, F. Educação literária em Portugal: os documentos oficiais, a voz e as práticas dos docentes. Revista Linhas, Florianópolis, v. 18, n. 37, p. 131-153, maio/ago. 2017.

BALÇA, A.; COSTA, P. Leitura e educação literária: da viagem possível às restrições do mapa. Ensino Em Re-Vista, Uberlândia, v. 24, n. 1, p. 201-220, jan./jun. 2017.

BALÇA, A.; PIRES, M. N. O ensino da leitura literária na escola, em Portugal: do discurso oficial às práticas. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 21, n. 22, p. 93-105, jan./abr. 2012.

BALLESTEROS, X.; OLMOS, R. Tio Lobo. Matosinhos: Kalandraka, 2010.

BENTO, I.; BALÇA, A. Educação literária: um estudo no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico. Cadernos de Letras da UFF, Niterói, v. 26, n. 52, p. 81-100, jan./jun. 2016.

BUESCU, H. C.; MORAIS, J.; ROCHA, M. R.; MAGALHÃES, V. F. Programa e metas curriculares de português do ensino básico. Lisboa: Ministério da Educação e Ciência, 2015.

CHARRÉU, L. Arte visual contemporânea, ilustração e literatura para a infância: fazendo conexões entre mundos criativos. Revista Digital do Laboratório de Artes Visuais, Santa Maria, n. 9, p. 1-20, set./mar. 2012.

COSTA, P. Algumas notas sobre o discurso oficial para o Português: as Metas Curriculares e a educação literária. Nuances: Estudos sobre Educação, Presidente Prudente, v. 26, n. 3, p. 17-33, set./dez. 2015.

JUNÇA, M. Educação literária e contadores de histórias: um testemunho na primeira pessoa. In: AZEVEDO, F.; BALÇA, A. (Org.). Leitura e Educação Literária. Lisboa: Pactor, 2016. p. 113-120.

MENDOZA, A. La educación literaria: bases para la formación de la competencia lectoliteraria. Málaga: Ediciones Aljibe, 2004.

ROIG-RECHOU, B. A. Educación literaria e histórias literarias. In: CORRAL, E. (Coord.). A mi dizen quantos amigos ey. Homenaxe ao professor Xosé Luís Couceiro. Santiago de Compostela: Universidade de Santiago de Compostela, 2009.

SANTOS, T. C. A ilustração do livro de literatura infantil: leitores na infância. Marília: UNESP, s/d.

VIANA, F. L.; RIBEIRO, I. S.; FERNANDES, I.; FERREIRA, A.; LEITÃO, C.; GOMES, S.; PEREIRA, L. O ensino da compreensão leitora: da teoria à prática pedagógica. Coimbra: Edições Almedina, 2010.

YOPP, H.; YOPP, R. Literature-based reading activities. 4. ed. Boston: Pearson, 2006.

Downloads

Publicado

23-01-2019

Como Citar

PEREIRA, Cláudia; BALÇA, Angela. Educação literária na escola: a importância da escolha do livro e das atividades para a sua exploração na sala de aula. Educação em Análise, Londrina, v. 3, n. 1, p. 113‐132, 2019. DOI: 10.5433/1984-7939.2018v3n1p113. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/educanalise/article/view/31915. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.