Pedagogia decolonial em uma unidade socioeducativa: desafios e práticas na Amazônia Brasileira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2025v20.e53118

Palavras-chave:

Educação decolonial, Socioeducação, Interculturalidade

Resumo

Este artigo apresenta resultados de investigação sobre os desafios e possibilidades da pedagogia decolonial em uma unidade socioeducativa da região metropolitana de Belém- PA, analisando como a incorporação de epistemologias marginalizadas pode transformar práticas educativas em contextos de privação de liberdade. Por meio de análise documental crítica, examinamos iniciativas como letramentos de reexistência (com uso do hip-hop), saraus artísticos e oficinas de bonecas Abayomi, que valorizam saberes periféricos e amazônicos. A pesquisa revela que, embora o Documento Curricular do Estado do Pará apresente avanços teóricos na perspectiva decolonial, sua implementação esbarra em lacunas práticas, como a falta de diretrizes para integrar culturas juvenis e a manutenção de hierarquias epistêmicas eurocêntricas. Concluímos que a educação socioeducativa só se tornará emancipatória ao romper com paradigmas colonialistas, garantindo protagonismo juvenil e formação docente alinhada à interculturalidade crítica. O estudo reforça a urgência de políticas que articulem educação, cultura e justiça, transformando as unidades em espaços de produção crítica de conhecimento.

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Biografia do Autor

Monica Silva da Silva Araujo, Universidade Federal do Pará

Especialista em Ensino-aprendizagem de Língua Inglesa (Fibra/PA), professora (SEDUC/PA).

Isabel Cristina França dos Santos, Universidade Federal do Pará

Doutora em Educação (UFPA), Docente em UFPA (IEMCI, PPGL, PPGDOC, PROFLETRAS).

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Publicado

2025-09-09

Como Citar

ARAUJO, Monica Silva da Silva; SANTOS, Isabel Cristina França dos. Pedagogia decolonial em uma unidade socioeducativa: desafios e práticas na Amazônia Brasileira. Boitatá, Londrina, v. 20, n. 39, p. 1–12, 2025. DOI: 10.5433/boitata.2025v20.e53118. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/boitata/article/view/53118. Acesso em: 25 dez. 2025.