A escola e o apagamento das poéticas orais da infância
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2014v9.e31754Palavras-chave:
Oralidade, Alfabetização, Poesia, Performance,Resumo
Os gêneros da oralidade poética vêm sendo marcadamente inseridos nos livros didáticos (LDs) do ciclo 1 do Ensino Fundamental. Sua presença ocorre, sobretudo, nas atividades de alfabetização. Porém, tal uso se dá, principalmente, como pretexto para os exercícios de lida com o código alfabético, sem considerar a riqueza lúdica e performática implicada em tais gêneros. Neste artigo, apresentamos uma reflexão sobre a relevância do trabalho com textos da oralidade poética nos primeiros anos do ensino fundamental, respeitando-se seu suporte original – a voz – e sua dimensão performática. Para tanto, analisamos criticamente um material didático em que o texto oral é tratado apenas como pretexto para atividades de decodificação e leitura literal.
Referências
BELINTANTE, Claudemir. Oralidade e alfabetização: uma nova abordagem da alfabetização e do letramento. São Paulo: Cortez, 2013.
FERREIRO, Emilia; TEBEROSKY, Ana. Psicogênese da língua escrita. Tradução de Diana Myriam Lichtenstein, Liana Di Marco e Mário Corso. Porto Alegre: Artmed, 2008.
KATO, Mary. O aprendizado da leitura. São Paulo: Martins Fontes, 1995.
KLEIMAN, Angela. Oficina de leitura: teoria e prática. Campinas: Pontes, 2008.
LIMA, Sheila Oliveira. A polifonia dos textos orais na infância e as matrizes linguageiras da leitura. In: DEL RÉ, Alessandra; FERNANDES, Silvia Dinucci. A linguagem da criança: sentido, corpo e discurso. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2008, p. 117- 134.
SMITH, Frank. Leitura significativa. Tradução de Beatriz Affonso Neves. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
WINNICOTT, D. W. O brincar e a realidade. Tradução de José Octavio A. Abreu. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
ZUMTHOR, Paul. Escritura e nomadismo. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Sônia Queiroz. Cotia: Ateliê, 2005.
ZUMTHOR, Paul. Performance, recepção e leitura. Tradução de Jerusa Pires Ferreira e Suely Fenerich. São Paulo: Cosac Naify, 2007.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Sheila Oliveira Lima
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.