Experimentalismo, performance, ressignificação e resistência: comentários e breve análise de "errata (em forma de soneto)", de Fernando Aguiar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e32960

Palabras clave:

Experimentalismo, Ressignificação, Resistência, Poesia portuguesa, Fernando Aguiar.

Resumen

Neste artigo, trato sobre Experimentalismo, ressignificação, performance e resistência. Apresento, inicialmente, uma pequena contextualização do Experimentalismo em Portugal, comentando tanto sobre o grupo Poesia 61 quanto sobre o grupo Po-Ex, iniciadores do Experimentalismo naquele país. Em seguida, falo brevemente da associação da poesia aos meios digitais e também sobre a poesia performática e a Polipoesia. Trato ainda das questões da ressignificação e da resistência e, por fim, no intuito de demonstrar, ainda que de modo breve, de que maneira dialogam todas essas questões em um poema-performance, faço uma rápida análise de “Errata (em forma de soneto)”, performance realizada em 09 de maio de 2009 pelo experimentalista português Fernando Aguiar. Para as discussões aqui suscitadas, conto com a ajuda de textos de E. M. de Melo e Castro, Ana Hatherly, Rui Torres, Fernando J.B. Martinho, António Carlos Cortez, Denise Guimarães, Paul Zumthor, Enzo Minarelli, Michel Foucault, Ernesto Sousa e do próprio Fernando Aguiar.

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Biografía del autor/a

Priscila Vasques Castro Dantas, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Letras – Estudos Literários – da Universidade Federal do Amazonas (PPGL/UFAM)

Citas

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Publicado

2017-12-27

Cómo citar

Dantas, P. V. C. (2017). Experimentalismo, performance, ressignificação e resistência: comentários e breve análise de "errata (em forma de soneto)", de Fernando Aguiar. Boitatá, 12(24), 249–263. https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e32960

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