Editar livros com os índios: caminhos do pensamento vivo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e32945

Palabras clave:

Literatura indígena, Edição de textos orais.

Resumen

Os livros produzidos e editados com os professores indígenas na Universidade Federal de Minas Gerais, com o objetivo de fortalecer o ensino das línguas originárias no Brasil, bem como a educação intercultural, têm especificidades que levam a pensar sobre a natureza tradutória do processo editorial. A materialidade da literatura indígena contemporânea, o objeto livro, tem ressignificado, para os pesquisadores do núcleo transdisciplinar de pesquisas Literaterras: escrita, leitura, traduções, o termo projeto gráfico. Para refletir sobre os processos editoriais dos livros indígenas, este ensaio relata brevemente três experiências significativas para o referido núcleo.

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Biografía del autor/a

Maria Inês de Almeida, Universidade Federal de Minas Gerais

Pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários da Faculdade de Letras da UFMG.

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Publicado

2017-12-27

Cómo citar

Almeida, M. I. de. (2017). Editar livros com os índios: caminhos do pensamento vivo. Boitatá, 12(24), 63–74. https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e32945

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