Folhetos de cordel e tipografia no Ceará

Autores/as

  • Gilmar de Carvalho UFC

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e32944

Palabras clave:

Folhetos de cordel, Edição cearense, Tipografia cearense, Xilogravura, Poeta editor.

Resumen

O Ceará destaca-se, no Brasil, como centro de produção de poesia de cordel e xilogravura, essa inicialmente atrelada aos versos, adquirindo autonomia em um segundo momento. Juazeiro do Norte e Crato, no interior do estado, e a capital, Fortaleza, são os espaços de concentração de poetas, gravadores e editores-tipógrafos, que conhecem um período de grande sucesso editorial, seguido, mais recentemente, de um arrefecimento, que se pode explicar, em grande medida, pelas mudanças nos modos de produção. A história editorial dessa poesia popular de tradição oral e impressa no Ceará é traçada aqui de forma sintética, na convicção de sua relevância para a história literária e editorial brasileira.

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Biografía del autor/a

Gilmar de Carvalho, UFC

Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC São Paulo, Mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo, e Bacharel em Comunicação Social e em Direito pela UFC.

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Publicado

2017-12-27

Cómo citar

Carvalho, G. de. (2017). Folhetos de cordel e tipografia no Ceará. Boitatá, 12(24), 40–62. https://doi.org/10.5433/boitata.2017v12.e32944

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