Processo de Criação da Ilustração “Oralidade e Distopia”
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e49779Palavras-chave:
discurso não verbal, Ilustração, Oralidade, Crítica do processo, Pandemia, Discurso não verbalResumo
O presente ensaio visa dissertar acerca do processo criativo da ilustração “Oralidade e Distopia” presente na capa do dossiê temático “Eu canto porque o instante existe e exige: as poéticas da voz no período pandêmico”. O objetivo da ilustração é a de complementar um discurso verbal mediante tema e assunto que o editor ou corpo de organizadores apresenta ao seu leitor, o que exige do artista a capacidade de criar em uma composição não verbal uma síntese do projeto editorial. A análise dos manuscritos e trajetória criativa contribui para a formação interdisciplinar de pesquisadores que atuam em linguagens de fronteiras entre o oral, verbal e não verbal, como ilustradores, autores de histórias em quadrinhos e artistas multimídia. O percurso do ensaio consiste em apresentar o conceito de crítica do processo, a concepção dos elementos presentes na ilustração e sua respectiva apresentação.
Downloads
Referências
AMBROSE, G.; HARRIS, P. Design básico: imagem. Porto Alegre: Bookman, 2009.
EISNER, W. Quadrinhos e arte sequencial. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
GOMBRICH, E. H. A história da arte. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2015.
PESSOA, A. R. Oralidade e distopia (Ilustração), desenho e pintura digital. Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL – ISSN 1980-4504. Londrina: Revista Boitatá, 2020.
SALLES, C. A. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP, 2007.
SANTAELLA, L. Semiótica aplicada. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Alberto Pessoa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.