Metodologia narrativa em estudos de jogos de computador
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2008v3.e31166Palabras clave:
Cibernarratologia, Estruturalismo, Pós-Modernismo, Ludologia, Narrativas SelvagensResumen
Deveria o conteúdo da narrativa de jogos continuar tergiversado por narratologistas? A discussão teórica deste artigo está voltada para a narratologia de jogos, tomando diferentes abordagens de pesquisas baseadas em uma perspectiva funcional de jogos. A segunda parte do artigo faz uma alusão a pesquisas realizadas na área, de modo a discutir como o texto pode ser examinado por narratologias e qual a contribuição da análise deles.
Descargas
Citas
ATKINS, Barry. More than a game: the computer game as a fictional form. New York: Manchester University Press, 2003.
AYLESWORTH, Gary. Stanford Encyclopedia of Philosophy. Winter edition, 2007.
CURRIE, Marc. Postmodern Narrative Theory. London: Macmillan, 1998.
DORMANS, Joris. On the Role of the Die: a brief ludologic study of pen-and-paper role playing games and their rules. Game Studies, v. 6, n. 1, 2006. Disponível em: http://gamestudies.org/0601/articles/dormans. Accessed in: January 02, 2008
DOVEY, Jon; KENNEDY, Helen W. Game Cultures: Computer Games as New Media. Berkshire: Open University Press, 2006.
FRASCA, Gonzalo. Ludologists love stories, too: notes from a debate that never took place. Ludology.org. 2003..
GIBSON, Andrew. Towards a Postmodern Theory of Narrative. Edinburgh: Edinburgh University Press, 1996.
HERMAN, Luc; VERVAECK, Bart. Handbook of Narrative Analysis. Lincoln and London: University of Nebraska Press, 2001.
KÜCKLICH, Julian. Perspectives of Computer Game Philology. Game Studies, vo.3, n. 1, May 2003. Disponível em: http://www.gamestudies.org/0301/kucklich/
MURRAY, Janet. The Last Word on Ludology v Narratology in Game Studies. Delivered as a preface to keynote talk at DiGRA 2005. Vancouver, Canada, June 17, 2005.
O’NIELL, Patrick. Fictions of Discourse: Reading Narrative Theory. Toronto: University of Toronto Press, 1994.
PEARCE, Celia. Towards a Game Theory of Game. Wardrip-Fruin, Noah, and Pat Harrington, eds. First Person: New Media as Story, Performance, and Game. Cambridge, MA: MIT Press, 2004.
WHITLOCK, Katie. Beyond Linear Narrative: Ausguto Boal Enters Norrah. Garrelts, Nate, ed. Digital Gameplay: Essays on the Nexus of Game and Gamer. Jefferson: North Carolina, and London: McFarland & Company, Inc. Publishers. 2005.
Descargas
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 1969 Tamer Thabet
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.