A intergenericidade poética em contos da tradição oral
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e47405Palavras-chave:
: Intergenericidade poética; Contos da tradição oral; Contadores tradicionais;Resumo
Neste estudo buscou-se apresentar uma análise literária de contos da tradição oral, provenientes do acervo literário dos contadores tradicionais de histórias da cidade de Tapiramutá, Chapada Diamantina, Bahia, para tanto, parte-se das reflexões epistemológicas de Aristóteles (1992), Rosenfeld (1994) e Staiger (1977), sobre o entrelaçamento e diálogo entre os gêneros épico/narrativo, lírico e dramático - a intergenericidade poética. Evidenciou-se por meio das análises a quatro contos da tradição oral, a presença do enlaçamento, da interpenetração entre os gêneros líricos, épico/narrativo e dramático, assinalando assim para o fato dos gêneros literários aparecerem misturados, mesclados. Bem como, percebeu-se que por meio desse imbricado diálogo entre os gêneros são revelados traços da cultura, da história, dos contextos geográficos, sociais e políticos tanto dos sujeitos enunciativos (contadores tradicionais) quanto da sua coletividade.
Downloads
Referências
ARAÚJO, N. B. É do jeito da gente que vou contar! As narrativas orais: da comunidade às práticas educativas escolares. 2016. Dissertação (Mestrado em Educação e Diversidade) - Universidade do Estado da Bahia, Jacobina, BA, 2016.
ARISTÓTELES. Poética. Tradução de Eudoro de Souza. São Paulo: Ars Poética, 1992. Edição bilíngue grego-português. (384 a.C. - 322 a.C.).
BUSATTO, C. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Petrópolis: Vozes, 2003.
CASCUDO, L. C. Literatura oral no Brasil. 2. ed. São Paulo: Global, 2006.
LADA FERRERAS, U. El proceso comunicativo de la narrativa oral literaria. Culturas Populares. Revista Electrónica, Alicante, v. 5, jul./dic. 2007.
LUNA, S. Dramaturgia e cinema: ação e adaptação nos trilhos de um bonde chamado desejo. João Pessoa: Ideia, 2009.
ROSENFELD, A. O teatro épico. 3. ed. São Paulo: Perspectiva, 1994.
STAIGER, E. Conceitos fundamentais da poética. Tradução de Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1977.
STAIGER, E. Conceitos fundamentais da poética. Tradução de Celeste Aída Galeão. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1969.
ZUMTHOR, P. A letra e a voz. Tradução de Amálio Pinheiro e Jerusa Pires Ferreira. São Paulo: Companhia das Letras, 1993.
WELLEK, R.; WARREN, A. Teoria da literatura e metodologia dos estudos literários. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 NADIA BARROS ARAUJO
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.