Há poesia no ensino remoto?

Um relato de experiência das atividades do projeto de extensão "Nas asas da leitura"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e46845

Palavras-chave:

: Mediação da leitura literária. Poesia. Ensino Remoto.

Resumo

A pandemia causada pelo Covid-19 no ano de 2020 provocou mudanças para todos, principalmente no terreno da educação. Com a transposição do ensino presencial para o virtual, as ações didáticas passaram a funcionar de forma remota, exigindo que professores e alunos se adaptassem rapidamente às ferramentas multimidiáticas, para que o processo de aprendizagem não fosse interrompido indefinidamente. Assim aconteceu com o projeto de extensão Nas Asas da Leitura, que passou a ter suas atividades desenvolvidas de modo remoto, desde o planejamento de ações até a execução de experiências de leitura junto a uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental II, de uma escola pública localizada na Campina Grande-PB. Nesse sentido, a partir de uma metodologia de viés bibliográfico (COSSON, 2009; PINHEIRO, 2018; ZUMTHOR, 2014; entre outros) e de pesquisa-ação, este artigo relata e analisa o exercício da mediação da leitura literária desenvolvido por um grupo de integrantes do projeto Nas asas da leitura, discutindo os percalços e as conquistas alcançadas durante o processo de docência.

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Biografia do Autor

Chrisllayne Farias da Silva, Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Letras-Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e integrante do Projeto de Extensão Nas Asas da Leitura. E-mail: chrisfariassilva@gmail.com

Erenice de Souza Lima , Universidade Estadual da Paraíba

Graduanda em Letras-Português pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) e integrante do Projeto de Extensão Nas Asas da Leitura. E-mail: ereniceslima@gmail.com

Referências

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Publicado

2022-08-02

Como Citar

NARO GUIMARÃES, K., Farias da Silva, C., & de Souza Lima , E. (2022). Há poesia no ensino remoto? : Um relato de experiência das atividades do projeto de extensão "Nas asas da leitura". Boitatá, 17(34), e022014. https://doi.org/10.5433/boitata.2022v17.e46845

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