Narrativas de um caçador de guardados nas missões sul-riograndenses
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2010v5.e31152Palavras-chave:
Memória coletiva, Narrativa, TesourosResumo
O artigo em questão propõe uma reflexão sobre a memória coletiva no contexto sulriograndense, a partir das narrativas de um personagem fundamental na pesquisa etnográfica realizada na região das Missões, Seu Juca Tigre. Trata-se de um contador de causos que detém um rico conhecimento e um acervo de narrativas sobre a prática local de procurar tesouros enterrados, também denominada de “campear dinhero-oro”.
Referências
BENJAMIN, W. O Narrador. São Paulo: Abril Cultural, 1980.
CERTEAU, Michel. de. A Invenção do Cotidiano. Artes de fazer. V. I . Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
CHARTIER, R. Cultura popular: revisitando um conceito historiográfico. Estudos Históricos, Rio de Janeiro, vol. 8, n. 16, 1995, p.179-192.
FREYRE, G. Problemas Brasileiros de Antropologia. Rio de Janeiro: Livraria José Olympio/MEC, 1973.
LEZAMA LIMA, J. A expressão americana. São Paulo: Brasiliense, 1988.
RICOEUR, P. Tempo e Narrativa. São Paulo: Papirus, Vols. I, 1994.
ROCHA, A. L. C. E.; ECKERT, C. Os jogos da memória. ILHA, Florianópolis: 2000. p. 71-84.
SANSOT, Pierre. Les formes sensibles de la vie sociale. Paris, PUF, 1986.
SILVA, B. O. Missões. Um vocabulário à parte. Assim se falava no campo e na cidade em São Borja nas décadas de 1940-1950. Porto Alegre, 2000.
SILVEIRA, F. L. A. As paisagens fantásticas e o barroquismo das imagens. Estudo da memória coletiva dos contadores de causos da região missioneira do Rio Grande do Sul. 2004. Tese (Doutorado em Antropologia Social) – UFRGS, Porto Alegre, 2004.
SILVEIRA, F. L. A. Da etnografia como experiência à antropologia histórica e por imagens. In: MARTINS, J. S.; ECKERT, C.; CAIUBY NOVAES, S. (org.). O imaginário e o poético nas Ciências Sociais. Bauru: EDUSC, 2005a. p. 255-269.
SILVEIRA, F. L. A. Assombros e desenterros de dinheiro nas paisagens missioneiras do Rio Grande do Sul. Habitus, Goiânia, v. 1, n. 3, p. 11-402, 005b.
TAUSSIG, M. Xamanismo, colonialismo e o homem selvagem. Um estudo sobre o terror e a cura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1993.
ZUMTHOR, P. Introdução à Poesia Oral. São Paulo: Hucitec, 1997.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Proposta de Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution CC-BY 4.0 International