Cantigas de capoeira: uma fonte de saber e ensino da história e cultura afro-brasileira
DOI:
https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30890Palavras-chave:
Capoeira, Cantigas, Ensino, Afro-brasileirosResumo
Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para a aplicação do ensino da história e cultura da África e dos afro-brasileiros, no Ensino fundamental e médio, a partir da leitura, interpretação e contextualização das cantigas de capoeira. Tal manifestação afro-brasileira se desenvolve a partir de três elementos fundamentais: o jogo ou luta (atividade físico-corporal), a musicalidade (instrumentação desenvolvida por uma bateria musical) e cânticos ou cantigas (ladainhas, corridos, chulas). Uma vez analisadas e interpretadas, tornam-se fontes importantes de informações e reflexões sobre a história e a cultura afro-brasileira, desde a colonização portuguesa e o período da escravidão, até os dias atuais. Como toda manifestação cultural e popular, a capoeira se estrutura através do rito, do mito, da prática oral e da aproximação com a música, possibilitando a preservação da cultura e identidade dos afro-brasileiros. Através das cantigas, fala-se sobre história do capoeira e do povo africano (podendo, em alguns momentos, questionar a história oficial), sobre suas crenças e hábitos, apresenta reflexões morais e éticas sobre as práticas enquanto capoeira e cidadão.
Downloads
Referências
ABREU, Fred. O Barracão do Mestre Waldemar. Salvador: Zarabatana, 2003.
AFONSO, Almerindo Janela. Os Lugares da Educação. In: Educação Não Formal – cenários da criação. Olga von Simson, Margareth Park e Renata Sieiro (Orgs). Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
ALCOFORADO, Doralice F. Xavier. Oralidade e Literatura. In: Oralidade e Literatura 3: Outras veredas da voz. LEITE, Eudes Fernando; FERNANDES, Frederico Augusto G. (Org.). Londrina: Eduel-Universidade Estadual de Londrina, 2007.
ARAÚJO, Rosângela Costa. Sou discípulo que aprende, meu mestre me deu lição: tradição e educação entre os angoleiros bahianos (anos 80 e 90). Dissertação (Mestrado). São Paulo: Faculdade de Educação/USP, 1999.
BARÃO, Adriana de Carvalho. A performance ritual da Roda de Capoeira. Dissertação de Mestrado em Artes Corporais: Instituto de Artes, UNICAMP, 1999.
BHABHA, Homi K. O Local da Cultura. Trad. Myriam Ávila et alii. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
BOLA SETE, Mestre. A Capoeira Angola na Bahia. Salvador: EGBA / Fundação Artes, 1989.
BOSI, Alfredo. Cultura Brasileira: Tradição e Contradição. Rio de Janeiro: Jorge Zahar/Funarte, 1987.
BOSI, Ecléa. Cultura e Desenraizamento. In: BOSI, A. (org.) Cultura Brasileira: temas e situações. São Paulo: Ática, 1987.
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A cultura na rua. Campinas: Papirus, 1989.
CAPOEIRA, Nestor. Capoeira: Fundamentos da Malícia. Rio de Janeiro: Record, 1992.
CARVALHO, Marco. Feijoada no Paraíso: a saga de Besouro, o capoeira. Rio de Janeiro: Record, 2002.
CASCUDO, Luís da Câmara. Made in África. 5° ed. São Paulo: Global, 2001.
CASTRO JR, Luís Vitor; SOBRINHO, José Sant’anna. Capoeira e os diversos aprendizados no espaço escolar. Revista Motrivivência nº 14, ano XI, Florianópolis: Ed da UFSC, 2000.
CERTEAU, Michel de. A Invenção do Cotidiano: As Artes do Fazer. Petrópolis: Vozes, 1994.
DAOLIO, Jocimar. Da cultura do corpo. Campinas: Papirus, 1995.
FALCÃO, José Luiz Cirqueira. Aspectos de Desenvolvimento da Capoeira: Transnacionalidade, Resistência e Mobilidade. 2003. Apostila Digitada.
FARIAS, Edson. Direções Analíticas no Estudo do Nexo Cultura Popular, Entretenimento Turístico e Civilização Moderna. In Textos Didáticos nº 31(1), Campinas: Unicamp/IFCH, 1997.
GOHN, Maria da Glória. Educação Não-Formal e Cultura Política. São Paulo: Cortez, 2001.
GUSMÃO, Neusa Maria Mendes de. Antropologia e Educação. Interfaces do ensino e da pesquisa (org.). Caderno Cedes Nº 43. Campinas: Centro de Estudos Educação e Sociedade, 1997.
HALL, Stuart. A identidade cultural na Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: DP&A 1999.
IANNI, Otávio. A Sociedade Global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
MELETINSKY, Eleazar. Sociedades, cultura e fato literário. (29-43) In. BESASIÈRE, Jean; FOKKEMA, Doune; KUSHNER, Eva (org.). Teoria Literária. Lisboa: Publicações Dom Quixote, 1995.
MOURA, Jair. Essas danças, pugilatos e evoluções. Salvador: Jornal “A Tarde”, Caderno Cultural (27/07), 1997.
REGO, Waldeloir, Capoeira Angola – ensaio sócio-etnográfico, Editora Itapoan, Salvador, 1968 - Obra publicada com a colaboração da Secretaria de Educação e Cultura do Governo do Estado da Bahia.
REIS, Letícia Vidor de Souza Reis. O Mundo de pernas para o ar: A capoeira no Brasil. São Paulo: Publisher Brasil, 2.000.
SIMON, Roger; GIROUX, Henry. Cultura popular e pedagogia crítica: a vida cotidiana como base para o conhecimento curricular. In: BARBOSA, Flávio; SILVA Tomaz Tadeu da (orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 1994.
SOARES, Carlos Eugênio Líbano. A capoeira escrava e outras tradições rebeldes no Rio de Janeiro (1808-1850). Campinas: Editora Unicamp, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Sálvio Fernandes de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Boitatá esta licenciada com CC BY sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito e prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas.