Cantigas de capoeira: uma fonte de saber e ensino da história e cultura afro-brasileira

Autores

  • Sálvio Fernandes de Melo Universidade Estadual de Londrina (UEL).

DOI:

https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30890

Palavras-chave:

Capoeira, Cantigas, Ensino, Afro-brasileiros

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta metodológica para a aplicação do ensino da história e cultura da África e dos afro-brasileiros, no Ensino fundamental e médio, a partir da leitura, interpretação e contextualização das cantigas de capoeira. Tal manifestação afro-brasileira se desenvolve a partir de três elementos fundamentais: o jogo ou luta (atividade físico-corporal), a musicalidade (instrumentação desenvolvida por uma bateria musical) e cânticos ou cantigas (ladainhas, corridos, chulas). Uma vez analisadas e interpretadas, tornam-se fontes importantes de informações e reflexões sobre a história e a cultura afro-brasileira, desde a colonização portuguesa e o período da escravidão, até os dias atuais. Como toda manifestação cultural e popular, a capoeira se estrutura através do rito, do mito, da prática oral e da aproximação com a música, possibilitando a preservação da cultura e identidade dos afro-brasileiros. Através das cantigas, fala-se sobre história do capoeira e do povo africano (podendo, em alguns momentos, questionar a história oficial), sobre suas crenças e hábitos, apresenta reflexões morais e éticas sobre as práticas enquanto capoeira e cidadão.

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Biografia do Autor

Sálvio Fernandes de Melo, Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Doutorando em Letras pela UEL. Professor do Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

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Publicado

2017-09-27

Como Citar

Melo, S. F. de. (2017). Cantigas de capoeira: uma fonte de saber e ensino da história e cultura afro-brasileira. Boitatá, 2(4), 108–122. https://doi.org/10.5433/boitata.2007v2.e30890

Edição

Seção

Dossiê