Vol. 36: Estudos sobre Poesia Portuguesa desde Fernando Pessoa (dez. 2018)

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O objetivo da chamada para este volume foi provocar leituras que valorizassem os caminhos concorrentes da poesia portuguesa moderna e contemporânea, questionando, relativizando, atualizando seus paradigmas de leitura, ou que também apresentassem uma proposta de revisão do cânone moderno e modernista. O número reúne dez artigos de autores de várias regiões do Brasil, atestando o diálogo acadêmico entre pesquisadores de diversas universidades brasileiras envolvidos com os estudos de poesia. É evidente a diversidade de poetas portugueses que comparecem ao longo dos ensaios, tais como Fernando Pessoa, Mário de Sá-Carneiro, Sophia de Mello Breyner, Nuno Júdice, Herberto Helder, Filipa Leal, Al Berto, entre outros. Sendo assim, as diferentes proposições articuladas neste volume refletem também a pluralidade de leituras que vêm se constituindo em torno da poesia portuguesa moderna e contemporânea e parecem apontar para caminhos que ora enveredam por um viés mais filosófico, ora pelos dispositivos de circulação e recepção literárias.

Published: 2018-12-18

Expediente e Apresentação

  • Expediente

    2
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v36p2
  • Apresentação

    5-7
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v36p5-7

Artigos

  • Contemporary poetry magazines in Portugal: a few critical scenes

    Ida Maria Santos Ferreira Alves
    8-17
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v36p8
  • Of how much saudade hurts and what it builds

    Patrícia da Silva Cardoso
    18-30
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v36p18
  • Groping poetry, today, aesthetics, democracy: a conversation with Sousa Dias

    Luis Maffei
    31-40
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v36p31
  • Fernando Pessoa and Sophia de Mello Breyner Andresen: the “Epic of the Negative” versus the Unity

    Cristian Pagoto, Rodrigo Vasconcelos Machado
    41-53
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v36p41
  • “talvez o mundo pare de acabar tão depressa” [Maybe the world will stop ending so fast]: about a poem by Filpa Leal

    Viviane Vasconcelos
    54-63
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v36p54
  • Marks of time in Nuno Júdice’s poetry

    Ivana Teixeira Figueiredo Gund
    64-75
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v36p64
  • I have fever and I write: tradition and rupture in poetry of Orpheu

    André Carneiro Ramos
    76-87
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v36p76
  • From sines to “Tribos de Néon”: Al Berto and the end of the world

    Leonardo de Barros Sasaki
    88-98
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v36p88
  • Nietzsche and Fernando Pessoa: perspectivism and heteronomy in (de)construction of self

    Francisco Fianco
    99-111
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v36p99
  • Photomaton & Vox: the construction of Herberto Helder’s poetics

    Gabriela Silva, Gustavo Melo Czekster
    112-123
    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v36p112