Revistas contemporâneas de poesia em Portugal: algumas cenas críticas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v36p8Palavras-chave:
Poesia portuguesa contemporânea, Revistas de poesia, Crítica de poesiaResumo
Neste artigo, objetivamos apresentar alguns trajetos portugueses de produção, circulação e recepção críticas de /sobre poesia na atualidade. Para isso, apresentamos três revistas de poesia referenciais editadas a partir dos anos 90, em Portugal, quais sejam: Relâmpago, Cão Celeste e Telhados de Vidro. O estudo desses veículos de divulgação de poesia e de sua crítica demonstra algumas trilhas importantes na discussão das poéticas contemporâneas e ressalta algumas vozes líricas e ensaísticas marcantes nesse contexto. Buscamos ainda dar relevo ao modo como cada uma dessas revistas elabora suas estratégias de partilha do trabalho poético e reflexivo com seus leitores, construindo determinadas cenas críticas. Algum diálogo com a produção poética e ensaística brasileira sobre poesia contemporânea também é observado, inclusive com referência direta à revista Inimigo Rumor.
Downloads
Referências
INIMIGO RUMOR. Rio de Janeiro: Viveiros de Castro Editora (7Letras) / Lisboa: Cotovia, ns. 1 a 20, 1997-2008.
LOPES, Silvina Rodrigues. Literatura, defesa do atrito. Lisboa: Vendaval, 2003.
MAGALHÃES, Joaquim Manuel. Os dois crepúsculos - sobre poesia portuguesa actual e outras crónicas. Lisboa: A Regra do Jogo, 1981.
PIRES, Daniel. Dicionário das revistas literárias portuguesas do século XX. Lisboa: Contexto, 1986.
relâmpago. Lisboa: Fundação Luís Miguel Nava, nºs 1 a 39, 1997-2018.
QUEIRÓS, Luís Miguel. Uma revista com qualidades. Coluna Livros. Suplemento ípsilon do Jornal Público, 25 de setembro de 2015.
Telhados de vidro. Lisboa: Averno, ns. 1 a 22, 2003 -2017.
SISCAR, Marcos. Poesia e crise. Campinas: Editora Unicamp, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.