De sines às tribos do Neón: Al Berto e o fim do mundo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v36p88

Palavras-chave:

Al Berto, Poesia, Sines, Fim do mundo

Resumo

O poeta Al Berto demonstrou particular interesse pela ambivalência das imagens da catástrofe, que atingem seu paroxismo na noção de fim do mundo. Sob tal perspectiva, o poema, por um lado, reveste-se da voz apocalíptica que nos anuncia o medo e o pessimismo de um tempo; e, por outro, afirma-se contra a desertificação dos afetos e em defesa da experiência particular dos sujeitos. Transitamos, dessa maneira, de uma leitura coletiva e teleológica para uma espécie de escatologia íntima, porque é justamente na intimidade que se opera e se revela o trágico desfecho. Nesse percurso, naufrágios, pestes e desastres ambientais atravessam a obra, recuperam e subvertem representações tradicionais do medo e colocam em xeque noções como as de progresso tecnológico, de segurança e de controle. Buscaremos, portanto, destacar e discutir o ímpeto poético albertiano, que, de maneira tão ostensiva, tão densa e tão obsessiva, se lançou nos abismos do medo, no dizer dos apocalipses do sujeito e na atenção vigilante de um tempo de fins/fim dos tempos.

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Biografia do Autor

Leonardo de Barros Sasaki, Universidade de São Paulo

Mestre e Doutor pela Universidade de São Paulo.

Referências

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Publicado

18-12-2018

Como Citar

Sasaki, Leonardo de Barros. “De Sines às Tribos Do Neón: Al Berto E O Fim Do Mundo”. Terra Roxa E Outras Terras: Revista De Estudos Literários, vol. 36, dezembro de 2018, p. 88-98, doi:10.5433/1678-2054.2018v36p88.