Tateando poesia, hoje, estética, democracia: uma conversa com Sousa Dias
DOI:
https://doi.org/10.5433/1678-2054.2018v36p31Palavras-chave:
Sousa Dias, Poesia, Estética, DemocraciaResumo
Poesia é uma ideia que não se pode pronunciar sem que se abra um território de sentidos vasto e problemático. Pensá-la, num determinado momento histórico e em determinado lugar, é uma tarefa que escorrega entre a estética e a política. No Portugal da nossa contemporaneidade, um dos pensadores mais agudos entre os que frontalmente se dedicam a refletir sobre a poesia, e a arte em geral, é Sousa Dias. Em textos como “Poesia, arte bilingue” e “A experiência poética”, Sousa Dias se mostra um profícuo interlocutor para assuntos que interessam sobremaneira a este ensaio, como a possibilidade de, no universo do que se convencionou chamar de poesia, serem desencadeados processos políticos de desierarquização e democracia. Torna-se inevitável refletir, logo, sobre a relação entre estética e ética e sobre o que se pode considerar uma colonização conteudística em tempos de excessiva comunicação. A esta reflexão, além de Sousa Dias, outros pensadores e críticos serão convidados a expor suas vozes, além de poetas, é claro.Downloads
Referências
BELO, Ruy. Na senda da poesia. Maria Jorge Vilar de Figueiredo (org.). Lisboa: Assírio & Alvim, 2002.
CAMÕES, Luís de. Os Lusíadas. Emanuel Paulo Ramos (ed.). Porto: Porto, 1978.
CRUZ, Gastão. Os poemas. Lisboa: Assírio & Alvim, 2009.
DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka – por uma literatura menor. Trad. Cíntia Vieira da Silva. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
DIAS, Sousa. A experiência poética. O que é poesia? Lisboa: Documenta, 2014. pp. 31-39.
DIAS, Sousa. A metáfora para lá da metáfora. O que é poesia? Op. cit. pp. 49-70.
DIAS, Sousa. Poesia, arte bilingue. O que é poesia? Op. cit. pp. 11-29.
DIAS, Sousa. Pré-Apocalypse now – diálogo com Maria João Cantinho sobre política, estética e filosofia. Lisboa: Documenta, 2016.
LERNER, Ben. Ódio à poesia. Trad. Daniel Jonas. Amadora: Elsinore, 2016.
MAFFEI, Luis. Dois ou três possíveis para a poesia brasileira. Zunái. v. 3, n. 1, junho 2016. Disponível em: http://zunai.com.br/post/145779495408/perisc%C3%B3pio-2-dois-ou-tr%C3%AAs-poss%C3%ADveis-para-a.
NANCY, Jean-Luc. Resistência da poesia. Trad. Bruno Duarte. Lisboa: Vendaval, 2005.
SALLES, Luciana. Inspecionando as chagas uns dos outros: diálogo e testemunho em Jorge de Sena. Ler Jorge de Sena. Disponível em http://www.lerjorgedesena.letras.ufrj.br/ressonancias/pesquisa/ufrj/3-inspecionando-as-chagas-uns-dos-outros-dialogo-e-testemunho-em-jorge-de-sena/.
SENA, Jorge de. Poesia 1. Jorge Fazenda Lourenço (ed.). Lisboa: Guimarães, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Terra Roxa e Outras Terras: Revista de Estudos Literários
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a) Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution International 4.0 License, permitido o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
b) Os(as) autores(as) têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho em linha (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) após o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
d) Os(as) autores(as) dos trabalhos aprovados autorizam a revista a, após a publicação, ceder seu conteúdo para reprodução em indexadores de conteúdo, bibliotecas virtuais e similares.
e) Os(as) autores(as) assumem que os textos submetidos à publicação são de sua criação original, responsabilizando-se inteiramente por seu conteúdo em caso de eventual impugnação por parte de terceiros.