v. 29 (2015): Literatura e Cinema

Barbara Cristina Marques (UEL) e Brunilda T. Reichman (UniAndrade), orgs.

Discussões sobre as relações entre literatura e cinema de modo a analisar, para além da prática da adaptação/tradução/transposição, as possibilidades de intrincamento entre essas duas mídias. Há, por certo, nessa zona fronteiriça, várias subversões, desvios, encontros e diversos entrelaçamentos que afetam sensivelmente os modos de representação, dando lugar a novas acomodações e modulações narrativas. A considerar as obras literárias como parte de um sistema midiático, o estudo da relação entre literatura e cinema ganha contornos mais amplos e bem mais complexos que podem envolver desde a investigação da(s) materialidade(s) até a compreensão dos efeitos dos processos de remediação, apropriação, hibridação e atravessamento entre tais mídias.

Publicado: 05-12-2015

Expediente e Apresentação

  • Expediente

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v29p
  • Apresentação

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v29p5
    5-7

Artigos

  • Entre a literatura e o cinema: "Como desaparecer completamente", de André de Leones, um romance coral

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v29p8
    Gustavo Ramos de Souza
    8-20
  • A narrativa do gângster e a moral cristã em "Little Caesar" de Mervyn Leroy

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v29p21
    Elder Kôei Itikawa Tanaka
    21-29
  • A fenda incomensurárvel: literatura, cinema

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v29p30
    Hernan Ulm, Adalberto Müller
    30-39
  • Blade runners sonham com o espaço? - uma análise intermediática do espaço

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v29p40
    Allana Dilene de Araújo de Miranda, Luiz Antonio Mousinho
    40-51
  • Depois do "Sarampão antropofágico": o cinema na obra de Oswald de Andrade pós-1930

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v29p52
    Júlio Cezar Bastoni da Silva
    52-63
  • Um breve inventário de (re)leituras de James Joyce e uma parada no bar sympsoniano Tom O'Flanagan em Dublin

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v29p64
    Márcio Pereira Ribeiro, Brunilda T. Reichmann
    64-75
  • Sobre um cinema que arde a 451 graus Fahrenheit

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v29p76
    Tiago Lanna Pissolati
    76-86
  • Das passagens: experiência entre literatura, cinema e vídeo em "Ponto Ômega", de Don Delillo

    DOI: https://doi.org/10.5433/1678-2054.2015v29p87
    Barbara Cristina Marques
    87-97