Inclusão de farinha de resíduos da indústria de filetagem de tilápias na alimentação de girinos de rã-touro (Rana Catesbeiana Shaw,1802)
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2007v28n4p747Palavras-chave:
Ração, Ranicultura, Avaliação de alimentos alternativos.Resumo
Este experimento objetivou avaliar a inclusão da farinha de resíduos de filetagem de tilápias (FT) em rações para girinos de rã-touro (Rana Catesbeina Shaw,1802). Foram utilizados 250 girinos com peso e comprimento inicial de 0,18 ± 0,05g e 2,50 ± 0,18 cm, respectivamente, distribuídos em 25 aquários de 30 L cada, em um delineamento inteiramente casualizado com cinco tratamentos e cinco repetições. Os girinos foram alimentados quatro vezes ao dia, com rações contendo 0, 5, 10, 15% de inclusão de FT e outra ração com 0% de FT suplementada com metionina sintética, sendo fornecidas quatro vezes ao dia a vontade. O período do experimento foi de 30 dias. As rações com inclusão de FT e suplementação de metionina não influenciaram nas médias de peso final, comprimento final, sobrevivência e conversão alimentar dos girinos de rã-touro. Pode-se utilizar até 15% de inclusão de FT na alimentação de girinos de rã-touro. A suplementação de metionina sintética em rações para girinos de rã-touro não é necessária em rações com níveis acima de 0,47% de metionina total.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.