Policultivo do camarão de água doce Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) com a Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) alimentadas com rações peletizada e farelada
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2009v30n1p225Palavras-chave:
Processamento, Ração, Desempenho produtivo, Peixe.Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do camarão de água doce Macrobrachium amazonicum (Heller, 1862) no desempenho da Tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) cultivada no sistema de policultivo e alimentada com rações peletizadas e fareladas. O trabalho foi realizado no Centro de Pesquisa em Aqüicultura Ambiental-CPAA/IAP – Toledo/PR por um período de 37 dias. Utilizaram-se como unidades experimentais 16 tanques escavados, revestidos com concreto e com fundo de terra, com dimensão de 4 x 3 m e volume útil de 3,5 m3. Foram utilizadas 30 tilápias e 150 camarões por unidade experimental distribuídos em um delineamento inteiramente ao acaso com 4 tratamentos e 4 repetições, sendo TF: tilápia alimentadas com ração farelada; TCF: tilápia e camarão alimentados com ração farelada; TP: tilápia alimentada com ração peletizada e TCP: tilápia e camarão alimentados com ração peletizada. A densidade utilizada foi de 2,6 peixes/m2 com peso inicial médio de 5,58 ± 0,10 g e comprimento inicial médio de 5,56 cm, sendo a densidade de camarões de 13 camarões/m2 com comprimento inicial médio de 1,04 cm. A temperatura foi aferida diariamente, enquanto que as variáveis oxigênio dissolvido, pH e condutividade elétrica, semanalmente. A quantidade de ração fornecida foi de 10% da biomassa total dos peixes, com freqüência alimentar de 4 vezes ao dia, sendo corrigida semanalmente em função das biometrias. Durante o período experimental os valores médios de temperatura, oxigênio dissolvido, pH e condutividade elétrica da água dos tanques foram de 23,42 ± 0,83 ºC, 5,32 ± 0,52 mg/L, 7,02 ± 0,39, e 1,00 ± 0,01 mS/cm respectivamente. Não se registrando qualquer influência do camarão durante o cultivo e a ração peletizada proporcionou uma melhor conversão alimentar e desempenho das tilápias.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.