Abordagem multivariada da produção de leite e algumas características fisiológicas de vacas leiteiras mestiças
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n4Supl1p2851Palavras-chave:
Adaptabilidade, Grupos genéticos, Produção de leite, Região semiárida, TSH, Tiroxina.Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar as mudanças de algumas respostas fisiológicas e dos parametros bioquímicos séricos em vacas leiteiras mestiças mantidas em um ambiente de clima quente. Utilizou-se uma população de 384 vacas leiteiras de grupos genéticos ½Holstein × ½Guzerá (n = 105) e ¾Holstein × ¼Guzerá (n = 279) criadas no semiárido brasileiro. As respostas fisiológicas analisadas foram: freqüência respiratória (RR, movimentos/minuto), temperatura retal (RT, ° C), tiroxina livre (T4, ug/mL) e hormônio estimulante da tireóide (TSH, ?UI/mL). Os valores de RR, RT, TR, T4, TSH e níveis séricos de glicose, colesterol, proteínas totais, uréia, creatinina foram determinados e correlacionados com a produção de leite corrigida para os 305 dias, encontrando-se correlação apenas com TSH. Foram observadas diferenças significativas apenas na produção de leite, RR e TSH entre os grupos genéticos ½Holstein × ½Guzerá e ¾Holstein × ¼Guzerá. Concluiu-se que, vacas ¾Holstein × ¼Guzerá apresentaram maior atividade da tireóide e produção de leite do que as vacas ½Holstein × ½Guzerá, podendo ser uma melhor opção para sistemas de produção leiteira no semiárido.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.