Presença de Campylobacter spp. em cortes refrigerados de frango
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6p2829Palavras-chave:
Detecção, Carne de frango crua, Campylobacter spp, Segurança de alimentos.Resumo
Campylobacter spp. é causa frequente de doença bacteriana transmitida por alimentos. As aves, especialmente o frango, são reservatórios de C. jejuni. O objetivo desse trabalho foi avaliar a presença de Campylobacter spp. em cortes refrigerados de frango comercializados em Londrina, Paraná. Um total de 50 amostras de cortes de frango, tais como, peito, coxa e sobrecoxa, foram analisadas. A confirmação da presença de Campylobacter spp. foi realizada por meio da reação em cadeia da polimerase das colônias características desenvolvidas em meio seletivo-diferencial. Das 50 amostras de carne de frango analisadas, 28 (56%) foram positivas para Campylobacter spp. A carne de frango é um possível veículo de transmissão de Campylobacter para o ser humano. Este estudo ressalta a importância da avaliação da ocorrência de Campylobacter em carne de frango, devido ao número significativo de amostras positivas encontradas e a ausência de dados epidemiológicos acessíveis no Brasil. Além disso, podemos destacar a necessidade da orientação correta da população em relação à manipulação e cozimento da carne de frango para prevenir a infecção humana por Campylobacter spp.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Juliane Alves, Tereza Cristina Rocha Moreira de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













