Avaliação microbiológica de alfaces produzidas pelos sistemas convencional e orgânico em propriedades rurais de Londrina,PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p175Palavras-chave:
Coliformes a 45 °C, Coliformes totais, Salmonella spp, Água de irrigação.Resumo
Os objetivos deste estudo foram avaliar a contaminação por coliformes totais, coliformes a 45 °C, Escherichia coli e Salmonella spp. em alfaces crespas (Lactuca sativa) produzidas na região de Londrina, PR, e a contaminação por E. coli das amostras da água de irrigação empregadas nas propriedades estudadas. Quatro propriedades rurais foram avaliadas, das quais três produziam alfaces pelo sistema convencional e uma pelo sistema orgânico. Avaliação das práticas de produção dessas propriedades também foi realizada. Um total de 111 amostras foi coletado, sendo 71 amostras de produção convencional e 40 amostras de produção orgânica. Oito amostras de água de irrigação foram coletadas para análise. Contagens de coliformes a 45 °C acima do tolerado pela legislação brasileira foram observadas em 2,8 % (2/71) das alfaces convencionais analisadas, e Salmonella spp. foi isolada em 1,4 % (1/71) destas amostras. Quanto às amostras orgânicas, 12,5 % (5/40) apresentaram contagens de coliformes a 45 °C acima do limite preconizado e Salmonella spp. não foi isolada nessas amostras. As amostras de água de irrigação de três propriedades rurais apresentaram resultados insatisfatórios com contagens superiores a 102MPN de E. coli por 100 mL. Os resultados obtidos neste estudo mostraram que a maioria das amostras de alfaces convencionais analisadas apresentou boas condições higiênico-sanitárias e uma não relação com a contaminação encontrada nas amostras de água de irrigação. Os resultados também mostraram que as práticas de produção orgânica exigidas pelas certificadoras devem ser aplicadas para que a contaminação destes alimentos permaneça sob controle.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.