Avaliação microbiológica de alfaces produzidas pelos sistemas convencional e orgânico em propriedades rurais de Londrina,PR

Autores

  • Natalia Harumi Niguma Universidade Estadual de Londrina
  • Jacinta Sanchez Pelayo Universidade Estadual de Londrina
  • Tereza Cristina Rocha Moreira de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p175

Palavras-chave:

Coliformes a 45 °C, Coliformes totais, Salmonella spp, Água de irrigação.

Resumo

Os objetivos deste estudo foram avaliar a contaminação por coliformes totais, coliformes a 45 °C, Escherichia coli e Salmonella spp. em alfaces crespas (Lactuca sativa) produzidas na região de Londrina, PR, e a contaminação por E. coli das amostras da água de irrigação empregadas nas propriedades estudadas. Quatro propriedades rurais foram avaliadas, das quais três produziam alfaces pelo sistema convencional e uma pelo sistema orgânico. Avaliação das práticas de produção dessas propriedades também foi realizada. Um total de 111 amostras foi coletado, sendo 71 amostras de produção convencional e 40 amostras de produção orgânica. Oito amostras de água de irrigação foram coletadas para análise. Contagens de coliformes a 45 °C acima do tolerado pela legislação brasileira foram observadas em 2,8 % (2/71) das alfaces convencionais analisadas, e Salmonella spp. foi isolada em 1,4 % (1/71) destas amostras. Quanto às amostras orgânicas, 12,5 % (5/40) apresentaram contagens de coliformes a 45 °C acima do limite preconizado e Salmonella spp. não foi isolada nessas amostras. As amostras de água de irrigação de três propriedades rurais apresentaram resultados insatisfatórios com contagens superiores a 102MPN de E. coli por 100 mL. Os resultados obtidos neste estudo mostraram que a maioria das amostras de alfaces convencionais analisadas apresentou boas condições higiênico-sanitárias e uma não relação com a contaminação encontrada nas amostras de água de irrigação. Os resultados também mostraram que as práticas de produção orgânica exigidas pelas certificadoras devem ser aplicadas para que a contaminação destes alimentos permaneça sob controle.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Natalia Harumi Niguma, Universidade Estadual de Londrina

Discente do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciência de Alimentos, Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, Universidade Estadual de Londrina, UEL, Londrina, PR, Brasil.

Jacinta Sanchez Pelayo, Universidade Estadual de Londrina

Profª Drª, Laboratório de Bacteriologia, Departamento de Microbiologia do Centro de Ciências Biológicas, UEL, Londrina, PR.

Tereza Cristina Rocha Moreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Profª Drª, Departamento de Ciência e Tecnologia de Alimentos, UEL, PR.

Downloads

Publicado

2017-03-02

Como Citar

Niguma, N. H., Pelayo, J. S., & Oliveira, T. C. R. M. de. (2017). Avaliação microbiológica de alfaces produzidas pelos sistemas convencional e orgânico em propriedades rurais de Londrina,PR. Semina: Ciências Agrárias, 38(1), 175–184. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n1p175

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)