Salmonella spp.: O ovo como veículo de transmissão e as implicações da resistência antimicrobiana para a saúde pública

Autores

  • Carla Rosane Paz Arruda Téo
  • Tereza Cristina Rocha Moreira de Oliveira Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n2p195

Palavras-chave:

Fatores intrínsecos e extrínsecos, Contaminação cruzada, Manipulação de alimentos.

Resumo

A salmonelose é uma das doenças transmitidas por alimentos de maior prevalência, no Brasil e no mundo, apresentando um aumento acentuado e contínuo no número de casos relatados desde a década de 70. Os principais alimentos incriminados na veiculação de salmonelose são ovos e seus derivados, sendo que a manipulação desempenha um papel importante na disseminação da bactéria, por propiciar contaminação cruzada no ambiente de preparo de alimentos. No Estado do Paraná, o ovo aparece como o alimento incriminado na maior parte dos surtos de salmonelose desde 1993. Além disso, o emprego de antibióticos na produção animal, com objetivos profiláticos, terapêuticos e ou de promoção de crescimento, tem contribuído para a emergência de cepas de Salmonella resistentes a estes fármacos, o que pode dificultar o tratamento de infecções extra-intestinais causadas pela bactéria. Desta forma, este trabalho teve por objetivo revisar a contaminação de ovos e derivados por Salmonella spp. e as implicações da resistência antimicrobiana desta bactéria para a saúde pública.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carla Rosane Paz Arruda Téo

Correspondências para Av. Gal. Osório, 55 D ap 102 – Ed. Tulipa Negra - Centro – Chapecó/SC – CEP 89 802 210.

Tereza Cristina Rocha Moreira de Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Universidade Estadual de Londrina – UEL – Centro de Ciências Agrárias – Departamento de Tecnologia de Alimentos e Medicamentos – Campus Universitário – Caixa Postal 6001 – Londrina – PR.

Downloads

Publicado

2005-06-30

Como Citar

Téo, C. R. P. A., & Oliveira, T. C. R. M. de. (2005). Salmonella spp.: O ovo como veículo de transmissão e as implicações da resistência antimicrobiana para a saúde pública. Semina: Ciências Agrárias, 26(2), 195–210. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n2p195

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)