Salmonella spp.: O ovo como veículo de transmissão e as implicações da resistência antimicrobiana para a saúde pública
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2005v26n2p195Palavras-chave:
Fatores intrínsecos e extrínsecos, Contaminação cruzada, Manipulação de alimentos.Resumo
A salmonelose é uma das doenças transmitidas por alimentos de maior prevalência, no Brasil e no mundo, apresentando um aumento acentuado e contínuo no número de casos relatados desde a década de 70. Os principais alimentos incriminados na veiculação de salmonelose são ovos e seus derivados, sendo que a manipulação desempenha um papel importante na disseminação da bactéria, por propiciar contaminação cruzada no ambiente de preparo de alimentos. No Estado do Paraná, o ovo aparece como o alimento incriminado na maior parte dos surtos de salmonelose desde 1993. Além disso, o emprego de antibióticos na produção animal, com objetivos profiláticos, terapêuticos e ou de promoção de crescimento, tem contribuído para a emergência de cepas de Salmonella resistentes a estes fármacos, o que pode dificultar o tratamento de infecções extra-intestinais causadas pela bactéria. Desta forma, este trabalho teve por objetivo revisar a contaminação de ovos e derivados por Salmonella spp. e as implicações da resistência antimicrobiana desta bactéria para a saúde pública.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2005 Carla Rosane Paz Arruda Téo, Tereza Cristina Rocha Moreira de Oliveira

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.













