Extrato metanólico de farinha de folhas de mandioca como alternativa ao controle da lagarta-do-cartucho e de formigas cortadeiras
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2013v34n6Supl1p3501Palavras-chave:
extrato, mandioca, Spodoptera frugiperda, Atta sexdensResumo
Objetivou-se com o presente trabalho verificar o efeito do extrato metanólico da farinha das folhas de mandioca contra Spodoptera frugiperda e Atta sexdens rubropilosa. O referido extrato, em diferentes concentrações, foi incorporado na dieta, a qual foi exposta a lagarta para avaliar características biológicas. Logo após a emergência dos insetos, casais de S. frugiperda foram isolados em gaiolas para verificar a possível atividade sub-letal do extrato e as posturas foram recolhidas para a quantificação. O extrato de Manihot esculenta Crantz provocou redução na porcentagem de sobrevivência das lagartas, bem como no número de ovos. A seguir o mesmo extrato foi solubilizado em etanol 10 % e aplicado em formigas, observou-se a mortalidade em comparação com a testemunha. Os experimentos foram conduzidos em delineamento inteiramente casualizados. Os resultados obtidos demonstraram que o extrato metanólico da farinha das folhas de mandioca apresenta-se como uma alternativa promissora ao controle de S. frugiperda e de Atta sexdens rubropilosa, necessitando no entanto de novos estudos para isolamento e identificação das substâncias bioativas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.