Atividade acaricida de frações de anonáceas para Tetranychus tumidus e Tetranychus urticae (Acari: Tetranychidae) e perfil metabólito de Duguetia lanceolata (Annonaceae) por CG-EM
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4119Palavras-chave:
Acaricida botânico, Metabólitos secundários, 1, 2, 4-trimetoxi-5-vinilbenzeno, 4-trimetoxi-5-[(E)-prop-1-enil]benzeno.Resumo
As espécies do gênero Tetranychus alimentam-se de tecidos vegetais acarretando redução na capacidade fotossintética da planta, que pode resultar em morte dos tecidos vegetais, como consequência são consideráveis as perdas na produção causadas por esses artrópodes. Assim, com vistas a contribuir para o desenvolvimento de novos produtos para o controle dos ácaros Tetranychus tumidus Banks e Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychidae) o objetivo inicial deste trabalho foi selecionar frações solúveis em diclorometano com atividade acaricida, provenientes de extratos metanólicos de espécies de anonáceas. Em seguida, buscou-se realizar análise exploratória do perfil metabólito da fração selecionada por meio da cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM). Dentre as frações solúveis em diclorometano oriundas de Annona cacans Warm., Annona coriacea Mart., Annona neolaurifolia H. Rainer, Annona sylvatica A.St.-Hil., Duguetia lanceolata A. St.-Hil., Guatteria australis A.St.-Hil., Xylopia brasiliensis Spreng., Xypolia emarginata Mart. e Xylopia sericea A.St.-Hil., apenas aquela proveniente das cascas do caule de D. lanceolata causou redução na sobrevivência de fêmeas de T. tumidus. Entretanto, quando avaliado o efeito da fração das cascas do caule de D. lanceolata sobre ovos de T. tumidus não foi constatada atividade ovicida. Quanto a T. urticae, foi estudado o efeito das frações solúveis em diclorometano provenientes das folhas, frutos e cascas do caule de D. lanceolata, sendo que a mais ativa contra o ácaro foi a proveniente das cascas do caule. A análise do perfil metabólito da fração das cascas do caule de D. lanceolata, por meio de CG-MS, sugeriu que os constituintes majoritários são o 2,4,5-trimetoxiestireno e a trans-asarona.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.