Atividade acaricida de frações de anonáceas para Tetranychus tumidus e Tetranychus urticae (Acari: Tetranychidae) e perfil metabólito de Duguetia lanceolata (Annonaceae) por CG-EM

Autores

  • Dejane Santos Alves Universidade Federal de Lavras
  • Reinaldo Chico Morejón Centro Nacional de Sanidad Agropecuaria
  • Alan Rodrigues Teixeira Machado Universidade Federal de Minas Gerais
  • Geraldo Andrade Carvalho Universidade Federal de Lavras
  • Oriela Pina Centro Nacional de Sanidad Agropecuaria
  • Denilson Ferreira Oliveira Universidade Federal de Lavras

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4119

Palavras-chave:

Acaricida botânico, Metabólitos secundários, 1, 2, 4-trimetoxi-5-vinilbenzeno, 4-trimetoxi-5-[(E)-prop-1-enil]benzeno.

Resumo

As espécies do gênero Tetranychus alimentam-se de tecidos vegetais acarretando redução na capacidade fotossintética da planta, que pode resultar em morte dos tecidos vegetais, como consequência são consideráveis as perdas na produção causadas por esses artrópodes. Assim, com vistas a contribuir para o desenvolvimento de novos produtos para o controle dos ácaros Tetranychus tumidus Banks e Tetranychus urticae Koch (Acari: Tetranychidae) o objetivo inicial deste trabalho foi selecionar frações solúveis em diclorometano com atividade acaricida, provenientes de extratos metanólicos de espécies de anonáceas. Em seguida, buscou-se realizar análise exploratória do perfil metabólito da fração selecionada por meio da cromatografia gasosa acoplada a espectrometria de massas (CG-EM). Dentre as frações solúveis em diclorometano oriundas de Annona cacans Warm., Annona coriacea Mart., Annona neolaurifolia H. Rainer, Annona sylvatica A.St.-Hil., Duguetia lanceolata A. St.-Hil., Guatteria australis A.St.-Hil., Xylopia brasiliensis Spreng., Xypolia emarginata Mart. e Xylopia sericea A.St.-Hil., apenas aquela proveniente das cascas do caule de D. lanceolata causou redução na sobrevivência de fêmeas de T. tumidus. Entretanto, quando avaliado o efeito da fração das cascas do caule de D. lanceolata sobre ovos de T. tumidus não foi constatada atividade ovicida. Quanto a T. urticae, foi estudado o efeito das frações solúveis em diclorometano provenientes das folhas, frutos e cascas do caule de D. lanceolata, sendo que a mais ativa contra o ácaro foi a proveniente das cascas do caule. A análise do perfil metabólito da fração das cascas do caule de D. lanceolata, por meio de CG-MS, sugeriu que os constituintes majoritários são o 2,4,5-trimetoxiestireno e a trans-asarona.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Dejane Santos Alves, Universidade Federal de Lavras

Bolsista de Pós-Doutorado Júnior PNPD/CNPq/UFLA. Departamento de Entomologia, Universidade Federal de Lavras, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Reinaldo Chico Morejón, Centro Nacional de Sanidad Agropecuaria

Técnico de Laboratório, CENSA, Centro Nacional de Sanidad Agropecuáaria, San José de las Lajas, Cuba.

Alan Rodrigues Teixeira Machado, Universidade Federal de Minas Gerais

Bolsista de Pós-Doutorado Júnior PMPD/CAPES & FAPEMIG/UFMG, Deptº de Química, Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Departamento de Química, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Geraldo Andrade Carvalho, Universidade Federal de Lavras

Prof. Titular, Deptºartamento de Entomologia, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Oriela Pina, Centro Nacional de Sanidad Agropecuaria

Pesquisadora, CENSA, Centro Nacional de Sanidad Agropecuaria, San José de las Lajas, Cuba.

Denilson Ferreira Oliveira, Universidade Federal de Lavras

Prof. Adjunto, Deptºartamento de Química, UFLA, Lavras, MG, Brasil.

Downloads

Publicado

2015-12-16

Como Citar

Alves, D. S., Morejón, R. C., Machado, A. R. T., Carvalho, G. A., Pina, O., & Oliveira, D. F. (2015). Atividade acaricida de frações de anonáceas para Tetranychus tumidus e Tetranychus urticae (Acari: Tetranychidae) e perfil metabólito de Duguetia lanceolata (Annonaceae) por CG-EM. Semina: Ciências Agrárias, 36(6Supl2), 4119–4132. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2015v36n6Supl2p4119

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)