Caracterização de propriedades leiteiras de agricultura familiar na amazônia ocidental
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n5p2233Palavras-chave:
Acre, Amazônia, Desenvolvimento rural, Diagnóstico propriedades leiteiras, Pecuária leiteira.Resumo
Objetivou-se caracterizar 100 propriedades leiteiras, em regime de economia familiar, da Mesorregião do Vale do Acre, na Amazônia Ocidental, no que diz respeito aos aspectos produtivos, sanitários, reprodutivos e de qualidade do leite. Os dados foram coletados no período de março a junho de 2016, a partir de um formulário semiestruturado, contendo 549 questões, por meio da observação in loco, bem como pelas respostas obtidas com os proprietários; e cadastrados em planilhas do SPSS®. Adotou-se a estatística descritiva. Evidenciaram-se baixos índices de produtividade, de produção de leite total e de quantidade de leite/vaca/dia. Essas propriedades também apresentaram problemas sanitários e produtivos tais como: composição do rebanho inadequada, ausência de agrupamento das vacas lactantes, baixa persistência de lactação, não vacinar todas as bezerras contra brucelose e ausência de bebedouros. Concluiu-se que são necessárias ações que visem à melhoria do manejo das propriedades, e de medidas para correção dos pontos fracos na sanidade e na reprodução, pautadas na assistência técnica. Além disso, é fundamental a melhoria da produtividade o que, consequentemente, elevará a rentabilidade das propriedades rurais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.