Desenvolvimento e aplicação de modelo para avaliação de sustentabilidade em sistemas produtivos leiteiros
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n6p2685Palavras-chave:
Modelo. Avaliação. Sustentabilidade, Análise multivariada, Produção de leite, Paraná.Resumo
Buscou-se o desenvolvimento e aplicação de modelo para avaliação de sustentabilidade social, econômica e ambiental de sistemas produtivos leiteiros (SPL). Além disso, buscou-se analisar características estruturais e produtivas de sistemas leiteiros com diferentes níveis de sustentabilidade. Foram aplicados formulários semiestruturados para coleta de variáveis estruturais, produtivas e sobre as ações de sustentabilidade tomadas por produtores rurais de 152 sistemas leiteiros localizados no Estado do Paraná. As variáveis coletadas foram aplicadas ao modelo de sustentabilidade proposto. Como resultado do modelo, cada SPL recebeu um valor, indicativo do grau de sustentabilidade social, ambiental e econômica. A partir destes indicadores, foi aplicada técnica de formação de clusters hierárquicos, agrupando SPL com semelhantes graus de sustentabilidade. Os valores médios dos indicadores de sustentabilidade de cada grupo foram comparados entre si, a partir de Análise de Variância (ANOVA) e teste Tukey. Em seguida os grupos de SPL, já classificados quanto aos indicadores de sustentabilidade foram analisados frente a características estruturais e produtivas. Três grupos foram definidos, G1 concentrou a maior parcela, 63,8% dos sistemas leiteiros, seguido por G2, com 20,4% dos SPL e por G3, com 15,8% dos casos analisados. G2 foi definido por sistemas leiteiros com os melhores resultados de sustentabilidade ambiental, social e econômico. G1 apresentou resultados intermediários para os indicadores de sustentabilidade e G3 apresentou os piores resultados para os três indicadores de sustentabilidade. Para os três grupos de SPL analisados, a melhor adequação de sustentabilidade foi para o indicador ambiental, seguido pelo indicador econômico e pelo social. Pôde-se constatar que SPL com maior escala de produção e produtividade apresentaram os melhores indicadores de sustentabilidade. O modelo de avaliação de sustentabilidade de sistemas produtivos leiteiros mostrou-se adequado, sendo de fácil aplicação, interpretação e de baixo custo.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.