Tipologia de sistemas de produção leiteiros baseado nas características produtivas e de manejo na Região Oeste do Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2016v37n1p473Palavras-chave:
ACM, Manejo, Propriedades, Questionário.Resumo
A produção de leite no Brasil é de natureza complexa, pois depende de uma base constituída de elevado número de produtores de baixa escala de produção e grande diversidade de estratégias. Nos últimos anos, essa cadeia produtiva tem sofrido consideráveis modificações estruturais, aumentando a necessidade do conhecimento e caracterização da atividade. Desta forma, o objetivo proposto neste estudo foi caracterizar propriedades rurais segundo aspectos produtivos a fim de identificar os diferentes sistemas de produção de bovinos leiteiros do Oeste do Paraná. Para tanto, foram realizadas 735 entrevistas através de questionários semiestruturados, com produtores de leite, utilizando um questionário guia referente às práticas de manejo da diversidade dos sistemas de produção. Os dados foram tabulados e tratados no programa estatístico SPSS-v.18, utilizou-se a análise de correspondências múltiplas – ACM e análise de conglomerados (cluster hierárquico). As duas primeiras dimensões agruparam 71,9% da inércia, sendo a DIM1 49,4% e a DIM2 22,5%. Utilizando a análise de cluster, formaram-se cinco grupos distintos e homogêneos (G1, G2, G3, G4 e G5) de sistemas de produção. Esses sistemas tinham em comum serem propriedades de pequeno porte e de apresentarem em sua maioria mão-de-obra familiar. Conclui-se que existem diferentes grupos de produtores de leite no município, com relação às características dos sistemas de produção no que diz respeito à estrutura da propriedade, plantel e maneira como os produtores mobilizam e atuam sobre os fatores de produção, a tipologia realizada a partir dessas características se mostra uma ferramenta útil na ação da assistência técnica e na definição de estratégias por parte da indústria.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.