Análise das práticas de produtores em sistemas de produção leiteiros e seus resultados na produção e qualidade do leite

Autores

  • José Francisco Lopes Junior Emater
  • Carlos Eduardo Crispim de Oliveira Ramos Universidade Estadual de Maringá
  • Geraldo Tadeu dos Santos Universidade Estadual de Maringá
  • Paula Adriana Grande Universidade Estadual de Maringá
  • Julio Cesar Damasceno Universidade Estadual de Maringá
  • Ely Mitie Massuda Centro de Ensino Superior de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p1199

Palavras-chave:

Diversidade, Variáveis qualitativas, Permanência no campo.

Resumo

Com o objetivo de caracterizar 18 sistemas de produção leiteiros quanto à gestão zootécnica e resultados para produção e qualidade do leite, foi conduzido um estudo na região noroeste do estado do Paraná, em cinco municípios. Os dados de gestão dos sistemas foram colhidos via entrevista, orientada pelo método do diagnóstico rápido participativo e os dados da qualidade e produção do leite foram obtidos a partir de amostragens desses sistemas e posteriormente analisados em laboratório. Foram utilizadas para a análise dos dados técnicas de estatística multivariada; Análise de Correspondências múltiplas – ACM e a Análise Classificatória Hierárquica. Obtiveram-se quatro grupos homogêneos de produtores quanto às estratégias de gestão zootécnica influenciando na produção de leite, de acordo com a análise de variância, tendo os grupos como fatores e os indicadores de qualidade e produção como variáveis resposta. Foram detectados diferentes perfis de ação quanto ao manejo da ordenha, estrutura da propriedade, porém as diferenças mais marcantes entre grupos foram quanto ao nível tecnológico e continuidade da atividade em função do perfil etário dos grupos. As ações sobre os grupos (ATER), portanto, devem ser direcionadas ao perfil de cada grupo e não homogeneizadas como é usual, para atingir a todos os sistemas e viabilizá-los.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

José Francisco Lopes Junior, Emater

 Extensionista da Emater, Nova Esperança, PR.

Carlos Eduardo Crispim de Oliveira Ramos, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá, UEM, Bolsista DTI do Projeto Repensa/CNPq, Maringá, PR.

Geraldo Tadeu dos Santos, Universidade Estadual de Maringá

Prof. do Deptº de Zootecnia da UEM., Maringá, PR.

Paula Adriana Grande, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da UEM, Bolsista DTI – Ed40/2008 CTAgro/CNPq/MAPA. Cadeias Produtivas do Leite e da Carne. Maringá, PR.

Julio Cesar Damasceno, Universidade Estadual de Maringá

Pós-Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da Universidade Estadual de Maringá, UEM, Bolsista DTI do Projeto Repensa/CNPq, Maringá, PR.

Ely Mitie Massuda, Centro de Ensino Superior de Maringá

Profª do Centro de Ensino Superior de Maringá, CESUMAR, Maringá, PR.

Downloads

Publicado

2012-06-28

Como Citar

Lopes Junior, J. F., Ramos, C. E. C. de O., Santos, G. T. dos, Grande, P. A., Damasceno, J. C., & Massuda, E. M. (2012). Análise das práticas de produtores em sistemas de produção leiteiros e seus resultados na produção e qualidade do leite. Semina: Ciências Agrárias, 33(3), 1199–1208. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p1199

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>