Análise das práticas de produtores em sistemas de produção leiteiros e seus resultados na produção e qualidade do leite
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n3p1199Palavras-chave:
Diversidade, Variáveis qualitativas, Permanência no campo.Resumo
Com o objetivo de caracterizar 18 sistemas de produção leiteiros quanto à gestão zootécnica e resultados para produção e qualidade do leite, foi conduzido um estudo na região noroeste do estado do Paraná, em cinco municípios. Os dados de gestão dos sistemas foram colhidos via entrevista, orientada pelo método do diagnóstico rápido participativo e os dados da qualidade e produção do leite foram obtidos a partir de amostragens desses sistemas e posteriormente analisados em laboratório. Foram utilizadas para a análise dos dados técnicas de estatística multivariada; Análise de Correspondências múltiplas – ACM e a Análise Classificatória Hierárquica. Obtiveram-se quatro grupos homogêneos de produtores quanto às estratégias de gestão zootécnica influenciando na produção de leite, de acordo com a análise de variância, tendo os grupos como fatores e os indicadores de qualidade e produção como variáveis resposta. Foram detectados diferentes perfis de ação quanto ao manejo da ordenha, estrutura da propriedade, porém as diferenças mais marcantes entre grupos foram quanto ao nível tecnológico e continuidade da atividade em função do perfil etário dos grupos. As ações sobre os grupos (ATER), portanto, devem ser direcionadas ao perfil de cada grupo e não homogeneizadas como é usual, para atingir a todos os sistemas e viabilizá-los.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.