Desempenho de bezerras leiteiras submetidas a dois sistemas de criação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2017v38n2p867Palavras-chave:
Alimentador automático para bezerros, Consumo de leite, Consumo de ração, Ganho de peso médio diário.Resumo
Nas últimas décadas, a sociedade tem questionado alguns métodos de produção animal e, neste sentido, tem sido valorizado os sistemas de criação humanitária de animais, visando o bem-estar e conforto animal. Considerando que a criação de bezerras constitui uma das fases mais importantes em um sistema de produção de leite, objetivou-se avaliar e comparar o desempenho de bezerras leiteiras da raça Holandesa submetidas aos sistemas de criação individual e coletivo com alimentador automático. Foram utilizadas 14 bezerras da raça Holandesa, com 15 dias de idade e peso corporal inicial médio de 40 kg. Os animais foram distribuídos em delineamento inteiramente casualizado, em dois sistemas de criação: Criação convencional individual (CCI); Criação coletiva com alimentador automático (CCAA), sendo sete animais por tratamento. Avaliaram-se o consumo de leite e de ração, peso corporal, altura de garupa, perímetro torácico e o ganho de peso médio diário. O consumo médio de leite foi menor no sistema CCAA (3,5 L animal-1 dia-1) em relação ao CCI (5,1 L animal-1 dia-1), porém a ingestão de ração foi maior no sistema CCAA (1,205 kg animal-1 dia-1) comparado ao sistema CCI (0,910 kg animal-1 dia-1). As variáveis peso corporal, perímetro torácico, altura de garupa e ganho de peso diário dos bezerros foram semelhantes entre os sistemas. Bezerras criadas coletivamente com o uso de alimentador automático apresentam maior consumo de concentrado e menor consumo de leite.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Semina: Ciências Agrárias
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.