Desempenho de cordeiros Santa Inês do nascimento ao desmame filhos de ovelhas alimentadas com diferentes níveis de energia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2012v33n6Supl2p3379Palavras-chave:
Fatores ambientais, Medidas corporais, Ovinos, Restrição energética, Seleção.Resumo
O principal objetivo deste trabalho foi avaliar a influência dos níveis de energia na alimentação de ovelhas no terço final da gestação e lactação sobre os pesos e medidas corporais de cordeiros do nascimento ao desmame. Como objetivos secundários avaliaram-se também os efeitos do ano de nascimento, do sexo da cria, do tipo de nascimento e da idade da ovelha ao parto sobre as mesmas características. Foram avaliados 45 cordeiros da raça Santa Inês, filhos de 40 ovelhas distribuídas de forma inteiramente casualizada em três tratamentos que se diferenciaram quanto ao nível energético da dieta (2,0; 2,2 e 2,4 Mcal de EM/kg de MS). As ovelhas estavam sujeitas as dietas experimentais durante o terço final da gestação e lactação. Os cordeiros permaneceram com suas mães até o desmame, realizado aos 70 dias. O nível de energia da alimentação das ovelhas não afetou os parâmetros mensurados nos cordeiros ao nascimento. A análise de regressão mostrou efeito linear crescente dos níveis de energia sobre todas as características avaliadas no desmame e nos ganhos até o desmame. Cordeiros machos apresentaram maiores pesos ao nascimento e ao desmame. Todas as medidas morfométricas realizadas foram semelhantes entre machos e fêmeas, com exceção para perímetro torácico aos 70 dias, que foi maior em cordeiros machos. Os cordeiros nascidos de partos simples foram maiores e mais pesados. Cordeiros filhos de ovelhas com idade intermediária (4 e 6 dentes) obtiveram maiores médias para ganho médio diário de peso. O perímetro torácico foi a medida que melhor se correlacionou com o peso, tanto ao nascimento como ao desmame. Além da nutrição da ovelha é importante considerar outros fatores ambientais que afetam as características de crescimento dos animais por atuarem na expressão do seu potencial genético.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Semina: Ciências Agrárias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Agrárias adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.