Reflexões sobre as possibilidades e as limitações histórico-sociais para a reprodução do capitalismo: um estudo sobre o "colapso da modernização"
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.1997v2n1p19Palavras-chave:
Capitalismo, Socialismo real, Alienação, Modernização, Colapso econômico, Caos, Fim da históriaResumo
Este trabalho se constitui em uma reflexão sobre a análise de Robert Kurz, no que tange às potencialidades e limitações histórico-sociais da expansão do capitalismo, e de suas contradições internas. Trata-se de uma análise, que tem como foco, uma obra polêmica e de grande relevância para a sociologia contemporânea, à medida em que recoloca em discussão, algumas questões que aparentemente já estariam "resolvidas" com o fim do chamado "socialismo real".Downloads
Referências
GIANNOTTI, José Arthur. As Diabruras Metafísicas de Robert Kurz. Novos Estudos, São Paulo, n. 36, v. 2, jul. 1993.
GIDDENS, Anthony. As dimensões da modernidade. In: GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991. p. 53-59.
GIDDENS, Anthony. Confiança e Modernidade, In: GIDDENS, Anthony. As consequências da modernidade. São Paulo: UNESP, 1991. p. 73-76
IANNI, Octavio. A Sociedade civil mundial, In: IANNI, Octavio. A Sociedade Global, Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991.
KURZ, Robert. O Colapso da Modernização: da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial. 4. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.
KURZ, Robert. A Estupidez dos Vencedores. Folha de São Paulo, 06 ago. 95.
KURZ, Robert. Perdedores Globais. Folha de São Paulo, 01 out. 95.
OLIVEIRA, Francisco. De novo, o Apocalipse, ou da Inutilidade de(o) Ser Humano. Novos Estudos, São Paulo, n. 36, v. 2, jul. 1993.
PEREIRA, Luiz Carlos Bresser. Colapso da Modernização ou Crise Cíclica?. Novos Estudos, São Paulo, n. 36, v. 2, jul. 1993.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.