Terceirização do trabalho e os sindicatos: tendências e desafios no setor de telecomunicações
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2006v11n1p81Palavras-chave:
Terceirização, Sindicalismo, Telecomunicações, PrivatizaçãoResumo
Este artigo objetiva traçar um panorama das principais configurações do trabalho presentes no setor de telecomunicações brasileiro na atualidade, em especial o aumento das terceirizações, bem como indicar alguns dos desafios impostos aos sindicatos nesse contexto inaugurado, sobretudo, com a privatização das companhias estatais. Para tanto, utilizam-se pesquisa própria e outros trabalhos referentes a estudos de caso em São Paulo, Minas Gerais e Paraná, os quais apontam, em comum, tendências à precarização das formas de trabalho e diminuição do poder da ação sindical.Downloads
Referências
BORGES, Marlene. Os impactos da reestruturação produtiva sobre o mercado de trabalho no setor de telecomunicações: o caso da empresa CTBC. 2000. Dissertação (Mestrado em Economia) - Universidade Federal de Uberlândia-UFU, Uberlândia, 2000.
CAVALCANTE, Sávío. Sindicalismo e privatização das telecomunicações no Brasil: a busca (fracassada) à social-democracia. 2004. Dissertação (Mestrado em Sociologia) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas,2006.
CHESNAIS, F. A mundialização do capital. São Paulo: Xamã, 1996, p. 35.
FERREIRA, Fernando X.; PRATA, José et aI. Sérgio Motta:O trator em ação. São Paulo: Geração Editorial, 1999. p. 131.
FRUCK, M.G. Terceirização: (des)fordizando a fábrica. Salvador: ed. da Universidade Federal da Bahia; São Paulo: Boitempo Editorial, 1999, p. 153-157.
LEIRIA, Jerônimo S. Terceirização. Porto Alegre: Sagra·DC Luziltto, 1992.
QUEIROZ, Carlos A. S. Manual de terceirização. São Paulo: STS, 1995.
WOLFF, Simone. O espectro da reificação em uma empresa de telecomunicações: o processo de trabalho sob novos parâmetros gerenciais e tecnológicos. 2004. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP, Campinas, 2004.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Savio Machado Cavalcante

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























