Cenas do fazer política e modos de (r)existência entre os Kaiowá e Guarani
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2017v22n2p536Palavras-chave:
Etnologia Indígena, Cosmopolítica, Kaiowá, Guarani, Mato Grosso SulResumo
O documentário Martírio (2017) dirigido por Vicent Carelli e co-dirigido por Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida se foca em narrar ao espectador os efeitos e as transformações deste acontecimento, no sentido elaborado por Stengers (2002) na vida dos Kaiowá e Guarani no Mato Grosso do Sul. O início é uma longa digressão histórica para situar quais caminhos irão sustentar a narrativa que relata desde os contatos iniciais com os karaí - não indígenas/brancos e o progressivo aumento da violência e tensão fundiária atual devido à lentidão do Estado Nacional em identificar e demarcar as terras de habitação tradicional kaiowá e guarani, os tekoha.Downloads
Referências
CARELLI, Vicent, CARVALHO, Ernesto e ALMEIDA, Tatiana. Martírio. Vitrine Filmes, Brasil, 2017, 160 min. CARELLI, Vicent. Corumbiara. Brasil, 117 min.
CLASTRES, Pierre. A sociedade contra o Estado. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.In: CLASTRES, Pierre. A Falada Sagrada. Mitos e Cantos Sagrados dos Índios. São Paulo: Papirus, 2003.
GALLOIS, Dominique ; CARELLI, Vicent. Vídeo e Diálogo Cultural - experiência do projeto Vídeo Nas Aldeias. Horizontes Antropológicos, v. 1, n. 2, Porto Alegre, jul/set, 1995, p. 61-72.
MELIÀ, Bartomeu, GRÜNBERG, G, & GRÜNBERG, P. Etnografia Guarani del Paraguai Del Contemporanea . Los PaÄ©-Tavyterã. 2. ed. Asunción: CEPAG, 2008.
NIMUENDAJU, Curt U. As lendas de criação e destruição do mundo como fundamentos da religião Apapokuva-Guarani. São Paulo, HUCITEC/EDUSP, 1987.
SCHULER, Evelyn M. Z. Pelos olhos de Kasipirinã: Revisitando a Experiência Waiãpi do Vídeo Nas Aldeias. Revista Sexta-feira, v. 2, n. 2, p. 32-40, 1998.
SCHADEN, Egon. Aspectos fundamentais da cultura guarani. 3. ed. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974.
STENGERS, Isabelle. A invenção das ciências modernas. São Paulo: Editora 34, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Diógenes Egidio Cariaga

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























