Gestão e mudanças na amplitude de comando: um estudo no setor industrial em Montes Claros - MG, Minas Gerais e Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2013v18n1p318Palavras-chave:
Amplitude de comando, Gestão, Indústria, Estruturas organizacionais.Resumo
As mudanças nos conceitos e práticas de gestão nas empresas provocam também alterações na estrutura organizacional, principalmente na amplitude de comando, ou seja, no número de subordinados sob o controle de um superior. Este é o foco do trabalho. O objetivo é analisar tal característica no setor industrial para o Brasil, o Estado de Minas Gerais e o município de Montes Claros-MG. A partir da base de dados da RAIS/MTE, observou-se o comportamento do número de superiores e subordinados das organizações no período de 1985 a 2011 e, numa perspectiva descritiva, foram comparados esses números e a relação entre eles. Os resultados demonstraram que, se por um lado não houve significante mudança na amplitude de comando no que diz respeito à relação entre Diretores-Gerentes, por outro lado, a relação Gerentes-Subordinados apresentou um crescimento considerável. Tal aspecto reforça a perspectiva de que a estrutura organizacional está mais achatada, com maior amplitude de comando dos gerentes, embora nos níveis mais elevados isso não se confirmou. A análise destacou ainda as diferenças nos indicadores para Brasil, Minas Gerais e Montes Claros, buscando apontar, ainda que preliminarmente, a importância das características regionais na definição da estrutura organizacional das empresas.Downloads
Referências
BRAVERMAN, Harry. Trabalho e capital monopolista. 3. ed. Rio de Janeiro: LTC, 1987.
BRASIL. Ministério do Trabaho e Emprego - TEM. Relação anaula de informações Sociais. disponível em: http://portal.mte.gov.br/rais/. Acesso em: 14 ago. 2012.
FAYOL, Henri. Administração industrial e geral. 9. ed. São Paulo: Atlas, 1978.
MENDONÇA, José Ricardo Costa de; VIEIRA, Marcelo Milano Falcão. Fundamentos para análise do downsizing como estratégia de mudança organizacional. Revista Eletrônica de Administração, Porto Alegre, v. 5, n. 3, p. 12, 1999. Disponível em: http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/19414/000301441f. Acesso em: 14 ago. 2012.
MINTZBERG, Henry. Criando organizações eficazes: estruturas em cinco configurações. São Paulo: Atlas, 1995.
SINDEAUX, Roney Versiani. Mercado de trabalho e controle do processo de trabalho na indústria: um estudo no Norte de Minas. 2012. 299 f. Tese (Doutorado em Economia) - Universidade Federal de Minas Gerais, 2012.
TAYLOR, Frederick W. Princípios da administração científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Roney Versiani Sindeaux, Hércules Antunes Soares, Jamille Alves Martins

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























