Juventude e trabalho: entre "fazer o que gosta" e "gostar do que faz"

Autores/as

  • Leila Sollberger Jeolás Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Maria Elena Melchiades Salvadego de Souza Lima Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2002v7n2p35

Palabras clave:

Representações sociais, Juventude, Trabalho

Resumen

No atual contexto socioeconômico, em que o mundo do trabalho vem sendo palco de grandes transformações, os jovens são afetados diretamente e, de forma profunda, tanto na sua inserção no mercado de trabalho, quanto na maneira de elaborar seus valores e suas expectativas com relação a ele. Partindo do pressuposto de que é através do trabalho que os jovens se inserem na sociedade e que é através dele, dentre outras instâncias sociais que os mesmos constroem sua identidade social, o presente artigo visa analisar as representações sociais sobre o trabalho elaboradas por jovens do ensino médio público de uma escola na cidade de Londrina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Leila Sollberger Jeolás, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP. Professora da Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Maria Elena Melchiades Salvadego de Souza Lima, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina - UEL. 

Citas

ABRAMO, Helena Wendel. Mudanças no cenário juvenil. In: Cenas juvenis. São Paulo: Página Aberta, 1994. p. 55-74.

ALVES, Paulo César B.; RABELLO, Maria Cristina M.; SOUZA, Iara Maria A. O contexto social da coletânea: o nordeste da Amaralina e seus habitantes. In. ALVES, Paulo César B. (org). Experiência de doença e narrativa. Rio de Janeiro: Fiocruz, 1999.

ANDRADE, Eliane Ribeiro. Juventude, exclusão e educação. Revista Movimento, Rio de Janeiro, n. 1, p. 88-105, maio 2000.

ARIAS, Alfonso Rodríguez. Avaliando a situação ocupacional e dos rendimentos do trabalho dos jovens. In: COMISSAO NACIONAL DE POPULAÇAO E DESENVOLVIMENTO. Jovens acontecendo na trilha das políticas públicas. 2. ed. Brasília, 1998. v. 2.

BAJOIT, Guy; FRANSSEN, Abrahan. O trabalho, busca de sentido. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 5, p. 76-95, 1997.

BALANDIER, Georges. O contorno: poder e modernidade. Rio de Janeiro: Bertran Brasil, 1997.

BALANDIER, Georges. Antropológicas. São Paulo: Cultrix, 1976a.

BALANDIER, Georges. As dinâmicas sociais: sentido e poder. São Paulo: Difel, 1976b.

BALANDIER, Georges. As encruzilhadas do imaginário. In: BALANDIER, Georges. O dédalo: para finalizar o século XX. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1999. p. 107-187.

BOCK. Silvio D. Trabalho: a inserção do jovem no mercado de trabalho. In: ABRAMO, Helena W.; FREITAS, Maria Virginia de ; SPOSITO, Marilia Pontes (org.). Juventude em debate. São Paulo: Correz, 2000.

CARVALHO, Célia Pezzolo de. Ensino noturno: realidade e ilusão. São Paulo: Cortez, 1994.

CHIESI, Antonio; MARTINELU, Alberto. O trabalho como escola e oportunidade. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 5, p. 111-125, 1997.

GOUVEIA, Patrícia. 'Juventude-adolescente pobre' e 'valor-trabalho'. In: ALVIM, Rosilene; GOUVEIA, Patrícia (org.). Juventude anos 90: conceitos, imagens, contextos. Rio de Janeiro: Contra Capa, 2000. p. 59-78.

MADEIRA, Felícia Reicher. Os jovens e as mudanças estruturais na década de 70: questionando pressupostos e sugerindo pistas. Cadernos de pesquisa, São Paulo, n. 58, p. 15-48, ago. 1986.

MARQUES, Maria Ornélia da S. Escola noturna e jovens. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 5, p. 63-75, 1997.

MARTINS, Heloisa Helena Teixeira de Souza. O Jovem no mercado de trabalho. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 5, p. 97-108, 1997.

MARTINS, Heloisa Helena Teixeira de Souza. A juventude no contexto da reestruturação produtiva. In: ABRAMO, Helena W.; FREITAS, Maria Virginia de; SPOSITO, Marília Pontes (org.). Juventude em debate. São Paulo: Cortez, 2000.

MARTINS, Heloisa Helena Teixeira de Souza. O processo de reestruturação produtiva e o jovem trabalhador: conhecimento e participação. Tempo Social; Revista Sociologia. USP, São Paulo, v. 13, n. 2, p. 61-87, nov. 2001.

MINAYO, Maria Cecília de S. O conceito de representações sociais dentro da sociologia clássica. In: JOVCHELOVITCH, Sandra; GUARESCHI, Pedrinho (org.). Textos em representações sociais. Petrópolis: Vozes, 1994. p.89-11.

POSHMANN, Mareio. Emprego e desemprego juvenil no Brasil: as transformações nos anos 90. Revista Movimento, Rio de Janeiro, n. 1 , p. 73-87 , maio 2000.

THIOLLENT, Michel J. M. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. 3. ed. São Paulo: Polis, 1982.

WILLIS, Paul. Aprendendo a.ser trabalhador: escola, resistência e reprodução social. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

Publicado

2002-11-04

Cómo citar

JEOLÁS, Leila Sollberger; LIMA, Maria Elena Melchiades Salvadego de Souza. Juventude e trabalho: entre "fazer o que gosta" e "gostar do que faz". Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 7, n. 2, p. 35–62, 2002. DOI: 10.5433/2176-6665.2002v7n2p35. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9097. Acesso em: 24 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.