Controle e resistência do trabalho na reestruturação produtiva do capital no setor automotivo
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2006v11n1p125Palavras-chave:
Tecnologia, Relações de classe, Setor automotivoResumo
O objetivo do trabalho é discutir a introdução de inovações técnicas e/ ou organizacionais no processo de trabalho e suas implicações sobre os trabalhadores e o movimento sindical no setor automotivo no Brasil nos anos 90. Entende-se que essas inovações envolvem novas formas de controle do capital sobre o trabalho impondo novos contornos para a dinâmica das relações de classe no capitalismo.Downloads
Referências
BRESCIANI, L. P. O Contrato da Mudança: a inovação e os papéis dos trabalha· dores na indústria brasileira de caminhões. 1997. Tese (Doutorado Em Política Científica e Tecnológica) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas - UNICAMP, 2001.
BRAVERMAN, H. Trabalho e Capital Monopolista. Rio de Janeiro: Zahar. 1977.
MARX, K. O Capital. São Paulo: Nova Cultural, 1988. v. 1
PREVITALLI, F. S. Controle e Resistência na Organização do Trabalho no Setor Automotivo: o caso de uma empresa montadora nos anos 90. 2002. Tese (Doutorado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP, Campinas, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2006 Fabiane Santana Previtalli

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os direitos autorais relativos aos artigos publicados em Mediações são do(a)s autore(a)s; solicita-se aos(às) autore(a)s, em caso de republicação parcial ou total da primeira publicação, a indicação da publicação original no periódico.
Mediações utiliza a licença Creative Commons Attribution 4.0 International, que prevê Acesso Aberto, facultando a qualquer usuário(a) a leitura, o download, a cópia e a disseminação de seu conteúdo, desde que adequadamente referenciado.
As opiniões emitidas pelo(a)s autore(a)s dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.






























