Pensando a Sociologia no ensino médio através dos PCNEM e das OCNEM

Autores/as

  • Carolina Dias Cunha Casão Universidade Estadual de Londrina - UEL
  • Cristiane Thaís Quinteiro Universidade Estadual de Londrina - UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p225

Palabras clave:

Ensino de Sociologia, PCN, OCN, Neoliberalismo

Resumen

Este artigo tem como objetivo uma análise comparativa entre os Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN – (1999) e as Orientações Curriculares Nacionais – OCN – (2006) da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Tal análise se pauta em Bernstein (2003), considerando as três dimensões que se influenciam mutuamente: campo da contextualização (intelectuais); campo recontextualizador oficial (Estado, governos, secretarias de educação,); e campo recontextualizador (escola).

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Carolina Dias Cunha Casão, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Mestre em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. 

Cristiane Thaís Quinteiro, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio pela Universidade Estadual de Londrina - UEL.

Citas

BERNSTEIN, Basil. A pedagogização do Conhecimento: Estudos sobre Recontextualização. Cadernos de Pesquisa, n. 120, p. 75-110, nov. 2003.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº15/1998. Diretrizes Curriculares Nacionais Para O Ensino Médio. Brasília, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Resolução 03/98/CNE. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, 1998.

BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares Nacionais. Brasília, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1999.

CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de. A trajetória histórica da luta pela introdução da disciplina de Sociologia no Ensino Médio no Brasil. In: CARVALHO, Lejeune. Sociologia e ensino em debate. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. p. 24.

KUENZER, A. Por que não falamos de competências. Ensino Médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2002.

SANTOS, Mário Bispo dos. A Sociologia no contexto das reformas do ensino médio. In: SANTOS, Mário Bispo dos. Sociologia e ensino em debate. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. p.153.

SARANDY, Flávio Marcos Silva. Reflexões acerca do sentido da sociologia no ensino médio. In: SARANDY, Flávio. Sociologia e ensino em debate. Ijuí: Editora Unijuí, 2004. p. 118.

Publicado

2007-07-15

Cómo citar

CASÃO, Carolina Dias Cunha; QUINTEIRO, Cristiane Thaís. Pensando a Sociologia no ensino médio através dos PCNEM e das OCNEM. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 12, n. 1, p. 225–238, 2007. DOI: 10.5433/2176-6665.2007v12n1p225. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/3403. Acesso em: 21 nov. 2024.

Número

Sección

Artículos

Artículos similares

1 2 > >> 

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.