Pensando a Sociologia no ensino médio através dos PCNEM e das OCNEM
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2007v12n1p225Palabras clave:
Ensino de Sociologia, PCN, OCN, NeoliberalismoResumen
Este artigo tem como objetivo uma análise comparativa entre os Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN - (1999) e as Orientações Curriculares Nacionais - OCN - (2006) da disciplina de Sociologia no Ensino Médio. Tal análise se pauta em Bernstein (2003), considerando as três dimensões que se influenciam mutuamente: campo da contextualização (intelectuais); campo recontextualizador oficial (Estado, governos, secretarias de educação,); e campo recontextualizador (escola).Descargas
Citas
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CEB nº15/1998. Diretrizes Curriculares Nacionais Para O Ensino Médio. Brasília, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Conselho Nacional de Educação. Resolução 03/98/CNE. Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília, 1998.
BRASIL. Ministério da Educação. Orientações Curriculares Nacionais. Brasília, 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília, 1999.
CARVALHO, Lejeune Mato Grosso de. A trajetória histórica da luta pela introdução da disciplina de Sociologia no Ensino Médio no Brasil. In: CARVALHO, Lejeune. Sociologia e ensino em debate. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. p. 24.
KUENZER, A. Por que não falamos de competências. Ensino Médio: Construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez, 2002.
SANTOS, Mário Bispo dos. A Sociologia no contexto das reformas do ensino médio. In: SANTOS, Mário Bispo dos. Sociologia e ensino em debate. Ijuí: Ed. Unijuí, 2004. p.153.
SARANDY, Flávio Marcos Silva. Reflexões acerca do sentido da sociologia no ensino médio. In: SARANDY, Flávio. Sociologia e ensino em debate. Ijuí: Editora Unijuí, 2004. p. 118.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2007 Carolina Dias Cunha Casão, Cristiane Thaís Quinteiro

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Los derechos de autor de los artículos publicados en Mediations son del autor; En caso de republicación parcial o total de la primera publicación, se solicita a los autores que indiquen la publicación original en la revista.
Mediações utiliza la licencia Creative Commons Attribution 4.0 International, que proporciona acceso abierto, permitiendo a cualquier usuario leer, descargar, copiar y difundir su contenido, siempre que esté debidamente referenciado.
Las opiniones emitidas por los autores de los artículos son de su exclusiva responsabilidad.

























