An analysis of resistance to the precept of municipalization of education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2003v8n2p145

Keywords:

Municipalization, Local power, Politic decentralization

Abstract

The article intends to analyses the municipalization of the fundamental teaching process in Londrina, on the second half of the decade of ninety, anda over all, the process of resistance to this politic of decentralization, undertaken by social actors, organized through their representative entities and through the municipal education office. The analysis helps us to comprehend the relation ships of the local power and of the particularity of the education politic of the municipal district and of the aproximation of this politic to the reforms of decentralization stimulated in the national and state ambit.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biography

Angela Maria de Souza Lima, Universidade Estadual de Londrina - UEL

PhD in Social Sciences from the Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Professor at the Universidade Estadual de Londrina - UEL.

References

ASSOCIAÇÃO DOS PROFESSORES DO MÉDIO PARANAPANEMA. Reformulação do Processo de Municipalização do Ensino de I'. a 4'. série do 1 '. grau. In: ENCONTRO DE DIRIGENTES MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO, 1993, Curitiba. Documentos... Curitiba: UNDIME/SEED, 1993.

BRASIL. Congresso Naciona l. Lei 9.424, 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, na forma prevista no art. 60, § 7', do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias e dá outras providências. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, Brasília, 23 dez. 1996.

BRASIL. Congresso Nacional. Lei n. 9.394, 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, Brasilia, 23 dez. 1996b.

BRASIL. MEC. Balanço do 1. ano do FUNDEF: pesquisa por amostragem. Brasília, 1999.

BRASIL. Senado Federal. Emenda Constitucional n. 14, 12 de setembro de 1996, Modifica os artigos 34, 208, 21 I e 212 da Constituição Federal e dá nova redação ao artigo 60 do Ato das Disposições Transitórias. Diário Oficial da Republica Federativa do Brasil, Brasília, 12 set. 1996c.

FORUM PARANAENSE EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA, GRATUITA E UNIVERSAL. Relatório da V Sessão Plenária. Foz do Iguaçu, 1991a.

FORUM PARANAENSE EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA, GRATUITA E UNIVERSAL. Pauta de proposições para a política educacional do Estado do Paraná. Curitiba, 1991b.

INSTITUTO PARANAENSE DE DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E SOCIAL - IPARDES . Temas Estratégicos para o Paraná. Curitiba, 1994.

LONDRINA. Núcleo Regional de Educação. Setor de Estatística. Estatísticas da municipalização. Londrina, 2002.

LONDRINA. Prefeitura Municipal. Proposta preliminar para a municipalização do ensino de 1'. a 4'. Série do ensino fundamental, Rede Física. Londrina: Secretaria de Educação, 1998.

LONDRINA. Prefeitura Municipal. Termo de Parceria Educacional, n. 175/95. Firma a municipalização entre a Secretaria de Estado da Educação do Paraná e a Prefeitura Municipal de Londrina. Londrina, 1995.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Coordenação do Programa de Parceria Educacional. Relatório do Seminário sobre Política Educacional e Municipalização do Ensino. Curitiba, 1995.

PARANÀ. Secretaria de Estado da Educação. Núcleo de Parcerias Educacionais. Municipalização: 10 segmento do Ensino Fundamental. Curitiba: SEE/PR, 2002.

PARANÁ. Superintendência de Educação. Departamento de Educação Especial. Termo Cooperativo De Parceria Educacional. Anexo I, Instrução Normativa Conjunta SUED/DEF, Anexo II, Critério para a condução da Educação Especial no processo de municipalização do ensino. Curitiba, 30 jun. 1995.

SANTOS, Jussara Maria T. Puglielli. As políticas Governamentais para o Ensino Fundamental do Paraná diante dos preceitos da Constituição. 1998. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998.

SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli . Reforma ou Contra-Reforma no Sistema de Ensino do Estado do Paraná? Uma análise da meta de igualdade social nas políticas educacionais dos anos 90. In: SILVA, Ileizi Luciana Fiorelli. Educação e Estado: as mudanças nos sistemas de ensino do Brasil e do Paraná na década de 90. Londrina: Editora da Universidade Estadual de Londrina, 2001. p. 127-167.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ Processo de Implantação do FUNDEF em Estados e Municípios: casos e comparações com vistas a uma avaliação. Curitiba: Setor de Educação, 2002b.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÀ. Acompanhamento da Implantação do Fundo de manutenção e desenvolvimento do Ensino Fundamental e de valorização do Magistério no Estado do Paraná. Curitiba: Setor de Educação, 2002a.

Published

2003-12-15

How to Cite

LIMA, Angela Maria de Souza. An analysis of resistance to the precept of municipalization of education. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 8, n. 2, p. 145–170, 2003. DOI: 10.5433/2176-6665.2003v8n2p145. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/9072. Acesso em: 21 nov. 2024.

Issue

Section

Articles

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.