Identificando Classes de Atores por Meio da Análise de Redes de Variáveis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2022v27n3e45723

Palavras-chave:

análise de classes correlacionais, análise de redes sociais, redes de variáveis, significados compartilhados, relacionalidade

Resumo

A análise de redes sociais consiste em identificar atores (pessoas, empresas, países, entre outros), que são representados por nós, e seus respectivos relacionamentos (amizade, comunicação, trocas econômicas etc.), representados por arestas. A rede pode ser segmentada pautando-se na presença ou força dos relacionamentos, formando grupos de atores similares ou coesos. Ocorre que, em muitos casos, buscamos a similaridade de atores não por meio de relações sociais, mas por meio do compartilhamento de atitudes, crenças ou opinião, o que remete ao uso de variáveis convencionais. Neste artigo, nós propomos o uso da Análise de Classes Correlacionais (CCA) para avaliar o sistema de crenças políticas do eleitor brasileiro, que, por sua vez, são capturadas por meio de variáveis atitudinais. No nosso estudo, o método foi utilizado para identificar classes de atores que são similares por meio da avaliação de suas respostas a respeito de quatro dimensões das crenças políticas, as quais foram baseadas no modelo de Converse. Tendo como base um levantamento com 1.417 respondentes, identificamos três classes esquemáticas (Interesse de grupo, Ideólogos e Quase Ideólogos), as quais representam atores que compartilham crenças em comum sobre política partidária. O método que apresentamos aqui contribui para uma nova forma de se avaliar a similaridade entre atores considerando compartilhamento de crenças ou opiniões, algo limitado para métodos convencionais de análise de redes sociais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciano Rossoni, Universidade de Brasília (UnB)

Doutor em Administração pela Universidade Federal do Paraná (2009). Docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Brasília.

Clayton Pereira Gonçalves, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Doutor em Administração pela Universidade do Grande Rio (2020). Docente junto ao Departamento Acadêmico de Administração da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Alex Gonçalves, Universidade do Grande Rio (Unigranrio)

Mestre em Administração pela Universidade do Grande Rio (2017). Doutorando junto ao Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade do Grande Rio.

Referências

AßFALG, André; ERDFELDER, Edgar. Maximum likelihood consensus analysis. Behavior Research Methods, Austin, v. 44, n. 1, p. 189-201, 2012. DOI: https://doi.org/10.3758/s13428-011-0138-0

BALDASSARRI, Delia; GELMAN, Andrew. Partisans without constraint: political polarization and trends in american public opinion. American Journal of Sociology, Chicago, v. 114, n. 2, p. 408- 446, 2008. DOI: https://doi.org/10.1086/590649

BALDASSARRI, Delia; GOLDBERG, Amir. Neither ideologues nor agnostics: alternative voters’ belief system in an age of partisan politics. American Journal of Sociology, Chicago, v. 120, n. 1, p. 45-95, 2014. DOI: https://doi.org/10.1086/676042

BAQUERO, Marcelo. O desencanto com a democracia: análise do comportamento eleitoral dos gaúchos nas eleições de 1994. Opinião Pública, Campinas, v. 2, n. 2, p. 73-94, 1994.

BARABÁSI, Albert-lászló. Linked: the new science of networks. Philadelphia: Perseus Books Group, 2003.

BORSBOOM, Denny; DESERNO, Marie K.; RHEMTULLA, Mijke; EPSKAMP, Sacha; FRIED, Eiko I.; MCNALLY, Richard J.; ROBINAUGH, Donald J.; PERUGINI, Marco; DALEGE, Jonas; CONSTANTINI, Giulio; ISVORANU, Adela-Maria; WYSOCKI, Anna C.; BORKULO, Claudia D. van; WALDORP, Lourens J. Network analysis of multivariate data in psychological science. Nature Reviews Methods Primers, London, v. 1, n. 1, p. 1-18, 2021. DOI: https://doi.org/10.1038/s43586-021-00055-w

BOUTYLINE, Andrei. Improving the measurement of shared cultural schemas with correlational class analysis: theory and method. Sociological Science, [s. l.], v. 4, p. 353–393, 2017. DOI: https://doi.org/10.15195/v4.a15

BOUTYLINE, Andrei; VAISEY, Stephen. Belief network analysis: a relational approach to understanding the structure of attitudes. American Journal of Sociology, Chicago, v. 122, n. 5, p. 1371-1447, 2017. DOI: https://doi.org/10.1086/691274

CONVERSE, Philip E. The nature of belief systems in mass publics. Critical Review, Cambridge, v. 18, n. 1-3, p. 1-74, 2006. DOI: https://doi.org/10.1080/08913810608443650

DIMAGGIO, Paul. Culture and cognition. Annual review of sociology, San Mateo, v. 23, n. 1, p. 263-287, 1997. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.soc.23.1.263

DIMAGGIO, Paul; SOTOUDEH, Ramina; GOLDBERG, Amir; SHEPHERD, Hana. Culture out of attitudes: relationality, population heterogeneity and attitudes toward science and religion in the US. Poetics, [s. l.], v. 68, p. 31-51, 2018. DOI: https://doi.org/10.1016/j.poetic.2017.11.001

EMIRBAYER, Mustafa. Manifesto for a relational sociology. American Journal of Sociology, Chicago, v. 103, n. 2, p. 281-317, 1997. DOI: https://doi.org/10.1086/231209

ESEB – ESTUDO ELEITORAL BRASILEIRO. Brazilian electoral survey 2014. Campinas: Cesop, 2014. Disponível em http://www.cesop.unicamp.br. Acesso em: 29 nov. 2022.

FIELD, Andy. Discovering statistics using SPSS. 5ed. London: Sage publications, 2017. FREEMAN, Linton. The development of social network analysis. a study in the sociology of science. Charleston: Booksurge Publishing, 2004.

GERBER, Isaiah. The organizational landscape of white supremacy. 2019. 52 f. Dissertação (Mestrado em sociologia), The Pennsylvania State University, Pennsylvania, 2019. GOLDBERG, Amir. Mapping shared understandings using relational class analysis: the case of the cultural omnivore reexamined. American Journal of Sociology, Chicago, v. 116, n. 5, p. 1397- 1436, 2011. DOI: https://doi.org/10.1086/657976

GOODMAN, Leo Aria. Snowball sampling. Annals of Mathematical Statistics, Durham, v. 32, n. 1, p. 148-170, 1961. DOI: https://doi.org/10.1214/aoms/1177705148

HAIR JUNIOR, Joseph F.; BLACK, William C.; BABIN, Barry J.; ANDERSON, Rolph E. Multivariate data analysis. 8. ed. Stanford: Cengage, 2018.

HUNZAKER, Mary Beth; VALENTINO, Lauren. Mapping cultural schemas: from theory to method. American Sociological Review, Menasha, v. 84, n. 5, p. 950-981, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/0003122419875638

JENNRICH, Robert I. An asymptotic χ2 test for the equality of two correlation matrices. Journal of the American Statistical Association, New York, v. 65, n. 330, p. 904-912, 1970. DOI: https://doi.org/10.1080/01621459.1970.10481133

LAPOP – LATIN AMERICAN PUBLIC OPINION PROJECT. The political culture of democracy in the Americas: a comparative study of democracy and governance. Nashville: Vanderbilt University, 2017.

MACEDO, Roberta de Cássia; MARTINS, Ricardo Silveira; ROSSONI, Luciano; MARTINS, Guilherme Silveira. Confiança nos relacionamentos em cluster de empresas. Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v. 57, n. 4, p. 330-341, 2017. DOI: https://doi.org/10.1590/s0034-759020170404

MARSHALL, Emily; SHEPHERD, Hana. Attitudinal change and contraceptive use: development of shared cultural models of fertility. In: ANNUAL MEETING OF THE AMERICAN SOCIOLOGICAL ASSOCIATION, 2017, Montréal. Proceedings […]. Montréal: American Sociological Association, 2017.

MARTIN, John Levi. Power, authority, and the constraint of belief systems. American Journal of Sociology, Chicago, v. 107, n. 4, p. 861-904, 2002. DOI: https://doi.org/10.1086/343192

MARTIN, John Levi. The relation of aggregate statistics on beliefs to culture and cognition. Poetics, [s. l.], v. 28, n. 1, p. 5-20, 2000. DOI: https://doi.org/10.1016/S0304-422X(00)00010-3

MCDONNELL, Erin Metz; STOLTZ, Dustin S.; TAYLOR, Marshall. Multiple market moralities: identifying distinct patterns in how consumers evaluate the fairness of price changes. SocioEconomic Review, Oxford, v. 35, n. 2, 2020. DOI: https://doi.org/10.1093/ser/mwaa034

MIRANDA, Shaila M.; KIM, Inchan; SUMMERS, Jama D. Jamming with social media: how cognitive structuring of organizing vision facets affects it innovation diffusion. MIS Quarterly, Minneapolis, v. 39, n. 3, 2015. DOI: https://doi.org/10.25300/MISQ/2015/39.3.04

MOHR, John W. Measuring meaning structures. Annual Review of Sociology, San Mateo, v. 24, n. 1, p. 345-370, 1998. DOI: https://doi.org/10.1146/annurev.soc.24.1.345

MOHR, John W.; WHITE, H. C. How to model an institution. Theory and Society, London, v. 37, n. 5, p. 485-512, 2008. DOI: https://doi.org/10.1007/s11186-008-9066-0

PIPIS, George. Simpson’s paradox and misleading statistical inference. Predictive [‘hacks’], [s.l.], 28 nov. 2020. Disponível em: https://predictivehacks.com/simpsons-paradox-example/. Acesso em: 15 out. 2022.

RAWLINGS, Craig M.; CHILDRESS, Clayton. Emergent meanings: reconciling dispositional and situational accounts of meaning-making from cultural objects. American Journal of Sociology, Chicago, v. 124, n. 6, p. 1763-1809, 2019. DOI: https://doi.org/10.1086/703203

ROSSONI, Luciano; GONÇALVES, Clayton Pereira; SILVA, Mônica Pereira da; GONÇALVES, Alex Ferreira. Mapping organizational culture schemas based on correlational class analysis: a tutorial. Journal of Contemporary Administration, Maringá, v. 25, n. 1, p. e200096, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1982-7849rac2021200096

SIMPSON, Edward Hugh. The interpretation of interaction in contingency tables. Journal of the Royal Statistical Society: Series B (Methodological), Malden, v. 13, n. 2, p. 238-241, 1951. DOI: https://doi.org/10.1111/j.2517-6161.1951.tb00088.x

STRAUSS, Claudia; QUINN, Naomi. A cognitive theory of cultural meaning. New York: Cambridge University Press, 1997. VAN ECK, Ness Jan; WALTMAN, Ludo. Software survey: VOSviewer, a computer program for bibliometric mapping. Scientometrics, Budapest, v. 84, n. 2, p. 523-538, 2010. DOI: https://doi.org/10.1007/s11192-009-0146-3

WILLEKENS, Marta; DAENEKINDT, Stijin. Cultural logics and modes of consumption: unraveling the multiplicity of symbolic distinctions among concert audiences. Musicae Scientiae, London, v. 26, n. 1, p. 1029864920908305, 2020. DOI: https://doi.org/10.1177/1029864920908305

WU, Angela Xiao. Ideological polarization over a China as superpower mindset: an exploratory charting of belief systems among chinese internet users, 2008-2011. International Journal of Communication, Los Angeles, v. 8, p. 2243–2272, 2014.

ZIZEK, Slavoj. Violência: seis reflexões laterais. São Paulo: Boitempo, 2014.

Downloads

Publicado

2022-12-14

Como Citar

ROSSONI, L.; GONÇALVES, C. P.; GONÇALVES, A. Identificando Classes de Atores por Meio da Análise de Redes de Variáveis. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 27, n. 3, p. 1–24, 2022. DOI: 10.5433/2176-6665.2022v27n3e45723. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/45723. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos