Chamada de artigos - Dossiê: Mulheres e política, e políticas para mulheres no obscurantismo do início do Século XXI (Mediações, vol. 29, n. 1 - 2024/1).

2022-06-01

Organizadoras: Daniela Tonneli Manica (Unicamp) e Martha Célia Rámirez-Gálvez (UEL).

Muitas são as formas de violência a que mulheres e outras minorias estão sujeitas atualmente, sobretudo nos últimos anos com o crescimento da ultra-direita, como expressão do bolsonarismo, no caso do Brasil. A proposta desta chamada é reunir análises recentes sobre articulações entre mulheres e política(s), de uma perspectiva interseccional. Esperamos reunir trabalhos que abordem a presença de mulheres na política, em diversos cargos representativos;nas candidaturas e nos processos eleitorais; que discutam experiências de violência política de gênero e misoginia; abordagens misóginas e racistas, homo/bi/transfóbicas ou capacitistas em veículos de imprensa e/ou redes sociais digitais. Selecionaremos textos que pensem osobstáculos colocados pelo contexto atual na manutenção, extinção ou ausência de políticaspúblicas voltadas para as mulheres como pobreza ou dignidade menstrual; maternidades;contracepção e aborto; gestação, parto e puerpério; reprodução assistida; combate à violência de gênero, ao feminicídio e ao transfeminicídio, entre outros temas

A chamada de artigos para o dossiê estará aberta até o dia 15 de outubro de 2023 e serão aceitos textos originais em português, espanhol e inglês. As contribuições devem ser submetidas através do sistema online da revista:

https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/about/submissions

Para uma visão mais detalhada da proposta e dos objetivos deste dossiê, acesse:


https://www.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/announcement/view/441