Pedagogia transnacional dos afetos: a experiência de mulheres negras na transformação do espaço acadêmico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2025v30e51653

Palavras-chave:

feminismo negro, América Latina, emoção, autoetnografia

Resumo

Este artigo discute a descolonização dos estudos latino-americanos a partir de intelectuais negras. Como estudo de caso, analiso a disciplin a que criei e ministrei como professora visitante no Institute of Latin American Studies (ILAS) da universidade de Columbia em 2021. A disciplina debateu o papel da raça na construção da América Latina e as alternativas de existência e resistência elaboradas por intelectuais, artistas e ativistas negativamente racializados. O eixo central foi o conceito de amefricanidade (Gonzalez, 1988). A partir de uma bibliografia interdisciplinar, multimídia e majoritariamente negra, a disciplina desenvolveu uma abordagem decolonial que: incorporou as emoções na relação ensino e aprendizado; estimulou a autorreflexão coletiva sobre nossas posições nas estruturas de poder e flexibilizou a hierarquia entre quem aprende e quem ensina. Assim, a disciplina assumiu a decolonialidade não apenas no conteúdo, mas também na forma como as aulas foram realizadas. Este trabalho se baseia na autoetnografia como método de pesquisa e gênero de escrita.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Camila Daniel, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2013). Docente junto ao Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Pesquisa financiada pela Fundação Tinker. E-mail: camiladaniel@ufrrj.br

Referências

ALCOFF, Linda. Is Latino/a a racial identity?. In: GRACIA, Jorge; DEGREIFF, Pablo (ed.). Hispanics/Latinos in the United States: ethnicity, race, and rights. Abingdon: Psychology Press/Routledge, 2000. p. 23-44.

ALTAMIRANO, Teofilo. Liderazgo y organizaciones de peruanos en el exterior: culturas transnacionales e imaginarios sobre el desarrollo. v. 1. Lima: Pontificia Universidad Católica del Perú, 2000. DOI: https://doi.org/10.18800/9789972422249

ARAÚJO, Hellen C. da S. Primeiro experimento autoetnográfico: negra metida soy. In: REUNIÃO DE ANTROPOLOGIA DO MERCOSUL, 13, 2019. Porto Alegre, Anais eletrônicos [...] Porto Alegre: UFRGS, 2019. Disponível em: https://www.ram2019.sinteseeventos.com.br/simposio/view?ID_SIMPOSIO=94. Acesso em: 10 out. 2024.

BENTO, Cida. O pacto da branquitude. São Paulo: Companhia das Letras, 2022.

BOCAFLOJA. Nana dijo. Quilomboarte, 2016. 1 vídeo (37:29 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=fSeHXzAizWQ&t=271s.Acessoem:27set.2024.

COLLINS, Patricia H. Epistemologia Feminista Negra. In: BERNARDINO-COSTA, Joaze; MALDONADO-TORRES, Nelson; GROSFOGUEL, Ramón (org.). Decolonialidade e pensamento afrodiaspórico. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019. p. 139-170.

COLLINS, Patricia H. Aprendendo com a outsider within: a significação sociológica do pensamento feminista negro. Revista Sociedade e Estado, Brasília, v. 31, n. 1, p. 99-127, jan-abr. 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-69922016000100006

COSTA, Andréa Lopes; VIEIRA, José Jairo. O cenário de ação afirmativa e a desconstrução da elitização no Ensino Superior: notas para uma agenda de ação. O Social em Questão, Rio de Janeiro, v. 17, n. 32, p. 39-58, 2014.

COSTA, Andréa Lopes; PICANÇO, Felícia. Para além do acesso e da inclusão: impactos da raça sobre a evasão e a conclusão no Ensino Superior. Novos Estudos CEBRAP, São Paulo, v. 39, p. 281-306, 2020. DOI: https://doi.org/10.25091/s01013300202000020003

DANIEL, Camila. A afroperuanidad como identidade hemisférica: a construção de identidades raciais e políticas na experiência migratória negra. Tessituras: Revista de Antropologia e Arqueologia, Pelotas, v. 9, n. 1, p. 236-258, 2021. DOI: https://doi.org/10.15210/tes.v9i1.19329

DANIEL, Camila. "When I discovered I was índia": racialization processes in the migratory experiences of Peruvians in Rio Janeiro. Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology, Rio de Janeiro, v. 17, n. 1, p. 1-19, 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/1809-43412020v17d701

DANIEL, Camila. "Morena": a epistemologia feminista negra contra o racismo no trabalho de campo. Humanidades e Inovação, Palmas, v. 16, n. 6, p. 23-34, 2019.

DANIEL, Camila. When Baltimore became home. Latinas en Baltimore, 2018. 1 vídeo (7:32 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=I4wYWzs3PO0.Acessoem:9set.2024.DIAS,LucianadeO.Quasedafamília:corposecamposmarcadospeloracismoepelomachismo.Humanidades&Inovação,Palmas,v.6,n.16,p.8-12,2019.

DÍAZ-BENÍTEZ, María Elvira; GADELHA, Kaciano; RANGEL, Everton. Nojo, humilhação e desprezo: uma antropologia das emoções hostis e da hierarquia social. Anuário Antropológico, Brasília, v. 46, n. 3, p. 10-29, 2021. DOI: https://doi.org/10.4000/aa.8898

FAVRET-SAADA, Jeanne. Ser afetado. Cadernos de Campo, São Paulo, v. 13, n. 1, p. 155-161, 2005. DOI: https://doi.org/10.11606/issn.2316-9133.v13i13p155-161

GONZALEZ, Lélia. Por um feminismo afro-latino-americano. In: FILHOS DA ÁFRICA (org.). Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018a. p. 307-320.

GONZALEZ, Lélia. Racismo e sexismo na cultura brasileira. In: FILHOS DA ÁFRICA (org.). Primavera para as rosas negras: Lélia Gonzalez em primeira pessoa. Diáspora Africana: Editora Filhos da África, 2018b. p. 77-81.

GONZALEZ, Lélia. A categoria político-cultural de amefricanidade. Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, n. 92/93, v. 1, p. 69-82, jan./jun, 1988.

MCCLAURIN, Irma. Theorizing a Black Feminist Self in Anthropology: Toward an Autoethnographic Approach. In: MCCLAURIN, Irma (ed.). Black Feminist Anthropology: Theory, Politics, Praxis and Poetics. Piscataway: Rutgers University Press, 2001. p. 49-76. DOI: https://doi.org/10.36019/9781978843318-007

MORENO, Mónica. ¿De qué sirve el asco? Racismo antinegro en México. Cidade do México, 2020. Disponível em: https://www.revistadelauniversidad.mx/articles/1d9d5638-d8fb-46b1-a0bc-b74715ec5994/de-que-sirve-el-asco-racismo-antinegro-en-mexico. Acesso em: 13 ago. 2024.

OBOLER, Suzanne. "It must be a fake!": race ideologies, identities and the question of rights. In: GRACIA, Jorge; DEGREIFF, Pablo. (ed.). Hispanics/Latinos in the United States: ethnicity, race, and rights. Abingdon: Psychology Press/Routledge, 2000. p. 125-145.

ORO, Paul. "Ni de aquí, ni de allá": Garífuna Subjectivities and the Politics of Diasporic Belonging. In: RIVERA-RIDEAU, Petra, JONES Jennifer, PASCHEL, Tianna (ed.). Afro-Latin@s in Movement, Afro-Latin@ Diasporas. New York: Palgrave Macmillan, 2016. p. 61-83. DOI: https://doi.org/10.1057/978-1-137-59874-5_3

PINHO, Patrícia. Decentering the United States in the studies of Blackness in Brazil. Revista Brasileira de Ciências Sociais, v. 2, n. 1, p. 1-19, 2006.

RATTS, A. Corpos negros educados: notas acerca do movimento negro de base acadêmica. NGUZU: Revista do Núcleo de Estudos Afro-Asiáticos, Londrina, v. 1, n. 1, p. 28-39, 2011.

SEGATO, Rita. 2005. Raça é signo. Departamento de Antropologia da Universidade de Brasília, v. 372, p. 1-16, 2005. Disponível em: http://www.direito.mppr.mp.br/arquivos/File/segatoracaesigno.pdf. Acesso em: 23 ago 2024.

SILVA, Joselina da; EUCLIDES, Maria S. Autoetnografia feminista negra dialogada: referência de epistemologias possíveis. Semina: Ciências Sociais e Humanas, v. 43, n. 2, p. 175-186, 2022. DOI: https://doi.org/10.5433/1679-0383.2022v43n2p175

SILVA, Joselina; EUCLIDES, Maria Simone. Dialogando autoetnografias negras: intersecções de vozes, saberes e práticas docentes. Práxis Educacional, v. 15, n. 32, p. 33-52, 2019.

SIMMEL, Georg. O estrangeiro. In: MORAES FILHO, E. (org.). George Simmel: sociologia. São Paulo: Ática, 1983. p. 182-188.

Publicado

2025-08-04

Como Citar

DANIEL, Camila. Pedagogia transnacional dos afetos: a experiência de mulheres negras na transformação do espaço acadêmico. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 30, p. e51653, 2025. DOI: 10.5433/2176-6665.2025v30e51653. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/51653. Acesso em: 15 dez. 2025.

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento