Uma Visão Panorâmica das Iniciativas Educacionais sobre a Cannabis na Argentina

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2023v28n3e48580

Palavras-chave:

educação canábica, ativismo político, evidências, experiência

Resumo

Este artigo tem como ponto de partida a proliferação de programas educativos sobre a cannabis na Argentina contemporânea e questiona as condições de seu surgimento e possibilidade. A análise considera como fundamentais as contribuições feitas durante as últimas décadas por uma rede diversificada de atores sociais que inclui produtores, ativistas, usuários de cannabis terapêutica e suas famílias, profissionais da saúde e cientistas. Por meio de uma abordagem etnográfica, este trabalho oferece uma visão geral das iniciativas educacionais que se tornaram parte do repertório das organizações sociais cannábicas: oficinas de cultivo, seminários sobre cannabis medicinal e cursos universitários. O estudo das continuidades e mudanças entre esses espaços nos permite observar as transformações no conhecimento sobre a cannabis e na dinâmica da mobilização social.

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Biografia do Autor

María Cecilia Díaz, Universidad Nacional de Córdoba

Doutora em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2019). Docente junto ao Departamento de Antropología da Facultad de Filosofía y Humanidades e da Facultad de Lenguas da Universidad Nacional de Córdoba. 

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Publicado

2023-12-03

Como Citar

DÍAZ, María Cecilia. Uma Visão Panorâmica das Iniciativas Educacionais sobre a Cannabis na Argentina. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 28, n. 3, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5433/2176-6665.2023v28n3e48580. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/48580. Acesso em: 21 nov. 2024.

Edição

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Dossiê

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