Crise de Autoridade em Educação: O Discurso Juvenil Através do YouTube

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2023v28n3e47957

Palavras-chave:

reconhecimento, interação, educação, intersubjetividade

Resumo

Buscamos neste trabalho refletir sobre a crise de autoridade em Educação enquanto carência de valorização da escola e seus protagonistas, a partir do discurso dos próprios alunos. Adotamos como material de análise os comentários postados pelos alunos na plataforma do YouTube em vídeos que retratam alguns aspectos do cotidiano escolar. Operando por meio da análise textual discursiva – ATD e com um aporte teórico referenciado principalmente em Honneth (2003) e Gadamer (2002), ponderamos que a denunciada “crise de autoridade em Educação” é, antes de tudo, uma crise do reconhecimento recíproco, crise da capacidade dialógica que abre ao horizonte da compreensão mútua. Resistem por meio dos conflitos sociais exemplificados nos comentários e “discussões” juvenis aos vídeos uma luta por reconhecimento e uma esperança de diálogo, que precisariam ser corajosa e cuidadosamente escutadas pelos educadores, a fim de fazer valer o caráter produtivo e criador dos conflitos, se bem mediados.

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Biografia do Autor

Jeferson Silva, Universidade La Salle (Unilasalle)

Doutor em Educação pela Universidade La Salle (2022). Desenvolvedor de sistemas digitais e membro da Open Source Initiative.

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Publicado

2023-12-01

Como Citar

SILVA, Jeferson. Crise de Autoridade em Educação: O Discurso Juvenil Através do YouTube. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 28, n. 3, p. 1–18, 2023. DOI: 10.5433/2176-6665.2023v28n3e47957. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/47957. Acesso em: 27 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento