Fatos e Testemunhas de uma História Instrutiva: A Ficção de Sérgio Sant’anna e a “Geração 64” entre a Ditadura e a Democracia no Brasil (1975 e 1981)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2023v28n2e47746

Palavras-chave:

Sérgio Sant'Anna, Geração 64, pedagogia da história

Resumo

O presente texto discute, a partir dos romances Confissões de Ralfo (1975) e Um romance de geração (1981), ambos de Sérgio Sant’anna, rupturas e continuidades que marcaram o período de “abertura política” no Brasil no que tange à produção de uma memória em torno da “geração 64”. Buscamos aqui sublinhar diferentes modos pelos quais a história é acionada na ficção de Sant’Anna – ora como conjunto de fatos, ora como narrativa de testemunhas. Esses diferentes modos, variantes conforme a época da escrita, sustentam-se sobre a continuidade da história percebida como instrutora pública e portadora de fins pedagógicos.

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Biografia do Autor

Francisco Alysson Silva Pinheiro, Universidade Federal do Ceará

Mestre em História Social pela Universidade Federal do Ceará (2023). Doutorando em História Social pela Universidade Federal do Ceará. Pesquisa financiada pela FUNCAP (Processo nº BMD – 0008-01856, 01. 03/23). Email para contato: Sorpinheiro@gmail.com.

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Publicado

2023-08-06

Como Citar

PINHEIRO, F. A. S. Fatos e Testemunhas de uma História Instrutiva: A Ficção de Sérgio Sant’anna e a “Geração 64” entre a Ditadura e a Democracia no Brasil (1975 e 1981). Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 28, n. 2, p. 1–17, 2023. DOI: 10.5433/2176-6665.2023v28n2e47746. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/47746. Acesso em: 27 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê

Dados de financiamento