Fatos e Testemunhas de uma História Instrutiva: A Ficção de Sérgio Sant’anna e a “Geração 64” entre a Ditadura e a Democracia no Brasil (1975 e 1981)
DOI:
https://doi.org/10.5433/2176-6665.2023v28n2e47746Palavras-chave:
Sérgio Sant'Anna, Geração 64, pedagogia da históriaResumo
O presente texto discute, a partir dos romances Confissões de Ralfo (1975) e Um romance de geração (1981), ambos de Sérgio Sant’anna, rupturas e continuidades que marcaram o período de “abertura política” no Brasil no que tange à produção de uma memória em torno da “geração 64”. Buscamos aqui sublinhar diferentes modos pelos quais a história é acionada na ficção de Sant’Anna – ora como conjunto de fatos, ora como narrativa de testemunhas. Esses diferentes modos, variantes conforme a época da escrita, sustentam-se sobre a continuidade da história percebida como instrutora pública e portadora de fins pedagógicos.
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