Relações de trabalho, gênero e geração das jovens camponesas em assentamentos de reforma agrária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2018v23n3p248

Palavras-chave:

Jovem camponesa, Trabalho, Gênero, Geração

Resumo

O presente artigo analisa a inserção das jovens camponesas no trabalho do campo tendo como foco a questão de gênero e geração. Para esta análise, toma-se por referência pesquisa realizada em assentamento de reforma agrária no Estado do Paraná, com jovens entre 14 e 20 anos. Por meio da metodologia da história de vida e do grupo focal buscou-se compreender a trajetória de vida da juventude camponesa, em especial das jovens, e as relações de gênero que estabelecem no contexto do trabalho familiar. Argumenta-se que as hierarquias de gênero e geração, que estruturam as relações de poder em regimes patriarcais, são questionadas e/ ou subvertidas pelas jovens camponesas quando estas têm acesso à escolarização e tomam consciência das desigualdades de gênero. Isso se torna possível por meio de seu engajamento em movimentos sociais (de luta pela terra, juventude, mulheres) os quais permitem a construção de novas práticas e discursos, ressignificando o lugar social da jovem camponesa.

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Biografia do Autor

Sonia Fatima Schwendler, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em estudos ibéricos e latino americanos pela University Of London. Professora da Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Catarina Rielli Vieira, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestre em Edução pela Universidade Federal do Paraná - UFPR.

Mariana Ribeiro Do Amaral, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Paraná.

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Publicado

2018-12-29

Como Citar

SCHWENDLER, Sonia Fatima; RIELLI VIEIRA, Catarina; AMARAL, Mariana Ribeiro Do. Relações de trabalho, gênero e geração das jovens camponesas em assentamentos de reforma agrária. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 23, n. 3, p. 248–275, 2018. DOI: 10.5433/2176-6665.2018v23n3p248. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/32738. Acesso em: 21 dez. 2024.

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