Cenas do fazer política e modos de (r)existência entre os Kaiowá e Guarani

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/2176-6665.2017v22n2p536

Palavras-chave:

Etnologia Indígena, Cosmopolítica, Kaiowá, Guarani, Mato Grosso Sul

Resumo

O documentário Martírio (2017) dirigido por Vicent Carelli e co-dirigido por Ernesto de Carvalho e Tatiana Almeida se foca em narrar ao espectador os efeitos e as transformações deste acontecimento, no sentido elaborado por Stengers (2002) na vida dos Kaiowá e Guarani no Mato Grosso do Sul. O início é uma longa digressão histórica para situar quais caminhos irão sustentar a narrativa que relata desde os contatos iniciais com os karaí – não indígenas/brancos e o progressivo aumento da violência e tensão fundiária atual devido à lentidão do Estado Nacional em identificar e demarcar as terras de habitação tradicional kaiowá e guarani, os tekoha.

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Biografia do Autor

Diógenes Egidio Cariaga, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Professor da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul - UEMS.

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Publicado

2017-12-31

Como Citar

CARIAGA, D. E. Cenas do fazer política e modos de (r)existência entre os Kaiowá e Guarani. Mediações - Revista de Ciências Sociais, Londrina, v. 22, n. 2, p. 536–540, 2017. DOI: 10.5433/2176-6665.2017v22n2p536. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/mediacoes/article/view/31778. Acesso em: 1 maio. 2024.

Edição

Seção

Resenhas